O GP da Hungria entregou emoção do começo ao fim neste domingo (3), com direito a ultrapassagens, estratégias ousadas e um duelo eletrizante entre os pilotos da McLaren. No fim, deu Lando Norris, que conquistou sua primeira vitória na temporada e colocou fogo na briga interna da equipe inglesa, ao segurar Oscar Piastri nas voltas finais em Hungaroring.
Apesar de ter largado em terceiro, Norris viu a posição se complicar já nos metros iniciais. Tentou um ataque ousado sobre Piastri e Charles Leclerc na primeira curva, mas ficou sem espaço, foi superado por George Russell e Fernando Alonso, e caiu para o quinto lugar. Mas a tarde do britânico estava longe de ser desperdiçada.
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Com ritmo consistente e uma estratégia afiada da McLaren, Norris foi escalando posições. A virada começou a se desenhar na volta 31, quando o time inglês o chamou para os boxes e protagonizou o pit stop mais rápido da temporada: apenas 1s9. Com pneus duros e um plano de apenas uma parada, Lando voltou em quarto, mas viu os rivais diretos retornarem aos boxes nas voltas seguintes — e aí, a liderança veio como recompensa.
Se a vitória de Norris marcou um momento histórico para a McLaren — foi a 200ª da equipe na Fórmula 1 —, o desempenho de Gabriel Bortoleto também roubou os holofotes. O brasileiro teve atuação madura, ousada e estratégica. Largando em sétimo, superou Lance Stroll logo de cara, segurou o ritmo com pneus médios usados até a volta 40 e garantiu um sexto lugar inédito na carreira. Foi também a melhor posição de um brasileiro na F1 desde Felipe Massa em 2017, no Bahrein.
Na briga pelo campeonato, a vitória de Norris tem impacto direto: agora com 275 pontos, ele diminui para nove a diferença em relação ao líder Piastri, que chegou aos 284 com o segundo lugar em Budapeste. Já Max Verstappen e Lewis Hamilton, velhos conhecidos do topo, passaram longe dos holofotes nesta etapa: o holandês cruzou em nono, enquanto o britânico terminou apenas em 12º. Para piorar, os dois se tocaram na briga pela 11ª colocação e a direção de prova abriu investigação sobre o incidente.
A largada que embaralhou tudo

A primeira volta teve ingredientes de drama e surpresa. Leclerc manteve a ponta com autoridade, enquanto Norris tentou ser agressivo demais e acabou penalizado pelas próprias ambições. A perda de posição para Russell e Alonso parecia comprometer seus planos, mas não por muito tempo.
Bortoleto, por sua vez, teve uma largada inspirada. Aproveitou o mau desempenho inicial de Stroll e já aparecia em sexto logo na primeira volta. Mais à frente, Verstappen perdeu posição para Liam Lawson e Hamilton caiu duas colocações. A direção de prova chegou a anotar movimento irregular de Bortoleto e Nico Hulkenberg na largada, mas apenas o alemão foi punido.
Estratégia: o diferencial
Com os dez primeiros largando de pneus médios, o desgaste rápido obrigou os times a adiantarem suas paradas. Verstappen e Piastri foram os primeiros a trocar por compostos duros, seguidos por Leclerc e Russell. A McLaren, no entanto, seguiu um caminho diferente com Norris, apostando em uma única parada — e acertou em cheio.
Na metade da corrida, a liderança era de Leclerc, mas isso não duraria muito. Após a parada relâmpago de Norris, o monegasco ainda voltou à frente, mas perdeu ritmo e precisou parar novamente. Isso abriu espaço para que Norris herdasse a ponta e entrasse no modo defesa nas voltas finais, quando Piastri veio com tudo.
As voltas finais: pressão total
Com pneus mais novos e ritmo superior, Oscar Piastri tirou a diferença para Norris rapidamente. Chegou a tentar o ataque na antepenúltima e penúltima voltas, colocando o carro por dentro com DRS ativado, mas Lando soube se defender. Mostrou sangue frio e talento para segurar o australiano e cruzar a linha de chegada apenas 0s698 à frente do companheiro.
George Russell, com uma atuação sólida e agressiva, conseguiu ultrapassar Leclerc na volta 62 e garantiu o terceiro lugar no pódio para a Mercedes. Leclerc terminou em quarto, seguido por Alonso e Bortoleto.
Classificação final do GP da Hungria:
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren) +0s698
- George Russell (Mercedes) +21s916
- Charles Leclerc (Ferrari) +42s560
- Fernando Alonso (Aston Martin) +59s040
- Gabriel Bortoleto (Sauber) +66s169
- Lance Stroll (Aston Martin) +68s174
- Liam Lawson (RB) +69s451
- Max Verstappen (Red Bull) +72s645
- Kimi Antonelli (Mercedes) +1 volta
Próxima parada: Zandvoort
Com o encerramento do GP da Hungria, a Fórmula 1 entra agora em uma pausa de meio de temporada. A próxima corrida será disputada no tradicional circuito de Zandvoort, na Holanda, entre os dias 29 e 31 de agosto. A expectativa é de mais um capítulo quente na disputa interna da McLaren e na ascensão de Gabriel Bortoleto, que já começa a atrair atenção não só da torcida brasileira, mas do paddock inteiro.