Neste domingo (29), tivemos o GP da Áustria no circuito escaldante do Red Bull Ring. Lando Norris brilhou e venceu mais uma corrida no ano, com Oscar Piastri chegando logo atrás em segundo fazendo uma dobradinha da McLaren. Charles Leclerc terminou em terceiro, fechando o pódio. Com essa vitória, Norris diminuiu sua desvantagem no campeonato de pilotos em relação ao seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, que está a frente do britânico com 216 pontos, 15 a mais que Lando.
LEIA TAMBÉM: Com emoção até o fim, Palmeiras bate o Botafogo e avança para as Quartas de Final da Copa do Mundo de Clubes
Corrida
A corrida começou de maneira caótica. Pouco antes da largada, a Williams de Carlos Sainz pegou fogo nos boxes devido a um superaquecimento nos freios e o espanhol teve que abandonar a corrida logo na volta de apresentação. Já na primeira volta, Kimi Antonelli errou a freada na curva e acabou acertando a traseira de Max Verstappen, ambos tiveram que abandonar a prova imediatamente. O acidente forçou a entrada do safety car, bagunçando a estratégia das equipes logo de cara e deixando a corrida mais emocionante.
Com a relargada, Norris se manteve firme na liderança do pelotão, mas Piastri não facilitou para o britânico, onde os dois travaram uma disputa a corrida inteira, com a equipe traçando uma estratégia mais cautelosa para os dois, onde quem estiver em primeiro teria vantagem no pit stop e ambos tendo os mesmos jogos de pneus, a fim de evitar atritos entre os dois. Apesar da pressão de seu companheiro de equipe, Norris mostrou consistência, ritmo forte e controle emocional para administrar a liderança até o fim.
Mais atrás, Leclerc conseguiu se manter competitivo e terminou em terceiro, mas em nenhum momento ameaçou a liderança das McLarens, onde ficou cerca de 19s atrás do vencedor. Lewis Hamilton veio logo depois para fechar o pelotão do top 4. Mesmo sem sair vitoriosa, a Ferrari apresentou uma grande evolução na temporada, chegando com um novo assoalho para a corrida. O carro se mostrou mais competitivo e estável que em outros GPs.
Outra que teve destaque foi a Sauber, que terminou com seus dois pilotos entre os dez primeiros, com Gabriel Bortoletto ficando em P8 e marcando seu primeiros pontos na Fórmula 1. O brasileiro fez uma corrida excelente, mostrando maturidade e constância, sendo eleito o piloto do dia. Com destaque também para Liam Lawson, que depois de muito tempo conseguiu fazer uma boa corrida em um ano turbulento para o piloto e terminou em P6.
GP de Silverstone pode ser decisivo
A vitória de Norris, somada ao abandono de Verstappen e à consistência de Piastri, redesenhou o cenário do campeonato. A McLaren confirmou seu protagonismo absoluto na temporada e chega embalada para a próxima etapa, em Silverstone, com uma disputa interna eletrizante e cada vez mais acirrada pelo título mundial.