Norris se impõe e lidera TL1 do GP da Hungria; Drugovich é 15º e Bortoleto, 19º

O fim de semana do GP da Hungria começou com destaque para a McLaren. No primeiro treino livre realizado no circuito de Hungaroring, Lando Norris foi o mais rápido, com o tempo de 1m16s052, superando o companheiro Oscar Piastri e o ferrarista Charles Leclerc.

LEIA TAMBÉM: Max Verstappen encerra rumores e confirma permanência na Red Bull em 2026

Mas o foco para os fãs brasileiros foi outro: Felipe Drugovich e Gabriel Bortoleto estiveram na pista representando o país. Drugovich, chamado de última hora para substituir Fernando Alonso na Aston Martin, finalizou a sessão em 16º lugar. Já Bortoleto, que guiou pela Sauber, ficou em 19º.

Brasileiros aproveitam chance na F1

Com pneus médios e duros, Drugovich e Bortoleto começaram o treino marcando os 17º e 18º tempos, respectivamente. Na metade do treino, Drugovich chegou a ocupar a 13ª posição, mas perdeu rendimento na reta final. Bortoleto também teve boa evolução, mas foi superado conforme os rivais melhoraram suas marcas.

Gabriel Bortoleto no treino livre 1 para o GP da Hungria de F1 - Foto: Reprodução/F1
Gabriel Bortoleto no treino livre 1 para o GP da Hungria de F1 – Foto: Reprodução/F1
Felipe Drugovich no treino livre 1 para o GP da Hungria de F1 - Foto: Reprodução/F1 
Felipe Drugovich no treino livre 1 para o GP da Hungria de F1 – Foto: Reprodução/F1 

Ainda não está confirmado se Drugovich participará do segundo treino livre. A Aston Martin deve reavaliar o quadro clínico de Alonso, que relatou dores nas costas. O espanhol é hoje o piloto mais velho do grid, com 44 anos.

McLaren domina; Ferrari testa novidades

A McLaren brilhou em Hungaroring. Tanto Norris quanto Piastri demonstraram ritmo forte com diferentes compostos. Norris, inclusive, chegou a abrir 0s6 de vantagem sobre o companheiro.

Norris marcou 1m16s052 no circuito de Sakhir - Foto: X/McLaren
Norris marcou 1m16s052 no circuito de Sakhir – Foto: X/McLaren

Leclerc, da Ferrari, também apareceu bem, chegando a liderar a tabela em determinado momento, enquanto testava uma nova configuração de asa traseira. Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, terminou o treino em 5º lugar, 0s4 mais lento que o monegasco.

Estreantes e incidente com Paul Aron

Cumprindo o regulamento da F1, que exige o uso de jovens pilotos em treinos livres, a Sauber escalou Paul Aron no lugar de Nico Hulkenberg. O estoniano teve problemas técnicos, parou na área de escape da curva 13 e causou uma breve bandeira amarela após o alarme de falha disparar no carro.

A Alpine assinou um acordo com a Sauber para emprestar Paul Aron, piloto reserva do time francês, para fazer algumas sessões de treino com a equipe de Hinwil na Fórmula 1 - Foto: Reprodução/Alpine
A Alpine assinou um acordo com a Sauber para emprestar Paul Aron, piloto reserva do time francês, para fazer algumas sessões de treino com a equipe de Hinwil na Fórmula 1 – Foto: Reprodução/Alpine

Outros estreantes marcaram presença no TL1, como Oliver Bearman (Haas), Franco Colapinto (Alpine) e Isack Hadjar (RB), que surpreendeu ao fechar em 4º lugar.

Top 10 do TL1 no GP da Hungria:

  1. Lando Norris (McLaren) – 1m16s052
  2. Oscar Piastri (McLaren) – +0s019
  3. Charles Leclerc (Ferrari) – +0s217
  4. Isack Hadjar (RB) – +0s629
  5. Lewis Hamilton (Ferrari) – +0s682
  6. Oliver Bearman (Haas) – +0s826
  7. Kimi Antonelli (Mercedes) – +0s828
  8. George Russell (Mercedes) – +0s873
  9. Max Verstappen (RBR) – +0s888
  10. Lance Stroll (Aston Martin) – +0s906

O segundo treino livre acontece ainda nesta sexta-feira, às 12h (horário de Brasília).

Autor

  • Nicolas Pedrosa

    Jornalista formado pela UNIP, com experiência em TV, rádio, podcasts e assessoria de imprensa, especialmente na área da saúde. Atuou na Prefeitura de São Vicente durante a pandemia e atualmente gerencia a comunicação da Caixa de Saúde e Pecúlio de São Vicente. Apaixonado por leitura e escrita, desenvolvo livros que abordam temas sociais e histórias de superação, unindo técnica e sensibilidade narrativa.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *