Depois de um longo período de recuperação e dúvidas sobre seu retorno aos gramados, Neymar finalmente engrena no Santos e volta a colocar seu nome no radar da seleção brasileira. Contra o Juventude, na vitória por 3 a 1, ele foi o protagonista, marcando dois gols e sendo observado diretamente por membros da comissão técnica de Carlo Ancelotti.
LEIA TAMBÉM: Neymar brilha no Morumbis, Santos vence e respira fora do Z-4
Pela primeira vez em três anos, Neymar completou cinco jogos consecutivos atuando os 90 minutos, e vem correspondendo: três gols marcados nesse período, além de participações decisivas em campo.
“Não preciso provar nada para ninguém. Quero continuar a mostrar meu futebol, e é isso“, resumiu Neymar após mais uma atuação de destaque.
Além dos gols diante do Juventude, o camisa 10 também participou da jogada que originou o gol de Barreal, mostrando que não é apenas finalizador, mas também construtor.
Desde a retomada do Brasileirão após a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, Neymar vem demonstrando nítida evolução física. Ele participou integralmente de todos os jogos do Santos nesse período e agora enxerga essa sequência como um marco pessoal:
“Todas as vezes que estou em campo, estou à vontade. Precisava de tempo, de vontade. De minutos. Isso é normal. Pós-cirurgia me avisaram que seria chato, difícil, triste. Sofri, mas passou, afirmou o craque, visivelmente aliviado”.

Participações decisivas no pós-Copa
A nova fase de Neymar no Santos já rende resultados imediatos:
- Contra o Flamengo, na Vila Belmiro, marcou o gol da vitória por 1 a 0.
- Contra o Juventude, anotou dois gols e participou da jogada do terceiro.
O Santos venceu os dois jogos e saiu da zona de rebaixamento. O momento é positivo para o clube — e diretamente ligado à presença de Neymar em campo.
“Pensamos em algo melhor desde o começo do campeonato”, comentou após o Peixe deixar o Z-4.
Volta à Seleção se aproxima
A boa fase reacende a expectativa pelo retorno à Seleção Brasileira. Com a Copa do Mundo de 2026 cada vez mais próxima, Neymar volta a ser uma peça considerada essencial por Ancelotti para os planos da equipe nacional.
A expectativa é que ele seja convocado na próxima Data Fifa, no fim de agosto, para os confrontos contra Chile e Bolívia, válidos pelas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas.
Além disso, o Brasil ainda terá mais duas janelas internacionais em outubro e novembro, o que pode ajudar Neymar a ganhar ritmo e confiança dentro do elenco canarinho.

Crítica ao Allianz e elogios ao Morumbis
Após o jogo, Neymar também aproveitou para comentar sobre as condições dos gramados. Ele elogiou o palco da partida contra o Juventude:
“O gramado do Morumbi está ótimo”, elogiou. “O do Allianz é impossível. Incomoda qualquer jogador”, completou, reforçando seu desconforto com o estádio palmeirense.
Com o retorno do brilho nos pés e a confiança de volta ao rosto, Neymar volta a ser decisivo. E, para ele, não há dúvidas:
“Meu futebol todo mundo conhece”.