Max Verstappen vence o GP do Catar e adia a decisão do campeonato para Abu Dhabi

Após uma largada movimentada e erros estratégicos da McLaren, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Catar e levou a decisão do título da Fórmula 1 para a última corrida do calendário, que será disputada em Abu Dhabi no próximo domingo (7).

LEIA TAMBÉM: Títulos, provocações e revolta: redes sociais fervem após título do Flamengo sobre o Palmeiras

O piloto da Red Bull assumiu a liderança na volta 43 e cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Oscar Piastri e Carlos Sainz. Lando Norris, líder do campeonato de pilotos, enfrentou problemas de ritmo e terminou apenas na quarta colocação. Com o resultado, Norris mantém 12 pontos de vantagem sobre Verstappen, enquanto Piastri caiu para o terceiro lugar.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Como foi a corrida?

A prova começou de forma intensa. Max Verstappen ultrapassou Lando Norris na reta principal e assumiu a segunda posição, enquanto Oscar Piastri manteve a liderança. Além do holandês, Fernando Alonso, Alexander Albon e Lewis Hamilton também fizeram ótimas largadas e ganharam posições. O brasileiro Gabriel Bortoleto permaneceu em 19º, enquanto Esteban Ocon recebeu uma punição de cinco segundos por queimar a largada.

Na volta 7, Nico Hülkenberg se chocou com Pierre Gasly, e ambos tiveram pneus furados. O alemão levou a pior: perdeu o controle de sua Sauber e parou na brita, provocando a entrada do Safety Car. Todas as equipes — com exceção da McLaren — chamaram seus pilotos aos boxes para antecipar a troca de pneus e revisar a estratégia.

Foto: Divulgação/Formula 1

Na volta 11, o Safety Car deixou a pista, mantendo Oscar Piastri e Lando Norris nas duas primeiras posições, com Verstappen em terceiro. Na relargada, a Red Bull pediu ao holandês que prolongasse o stint de pneus, mas ele sofreu com falta de ritmo, permitindo que as McLarens abrissem vantagem.

Na volta 26, Piastri e Norris fizeram sua primeira parada, entregando a liderança a Verstappen e a segunda posição a Carlos Sainz. A dupla da McLaren retornou em quarto e quinto lugares. Durante as paradas, Lance Stroll foi punido por exceder o limite de velocidade no pit lane. Sete voltas depois, Piastri ultrapassou Kimi Antonelli e recuperou o terceiro lugar.

Na volta 32, Verstappen entrou nos boxes para colocar pneus duros, assim como todos os pilotos que haviam parado na volta 11. Com isso, Piastri reassumiu a liderança, seguido por Norris, enquanto Verstappen voltou para a pista em terceiro.

Na volta 43, Piastri fez sua última parada, cedendo o primeiro lugar a Norris, que estava menos de um segundo à frente de Verstappen. O australiano retornou em terceiro. Duas voltas depois, Norris também parou, mas, com ritmo inferior nas voltas anteriores, voltou apenas em quinto, atrás de Antonelli e Sainz.

Na parte final, Verstappen administrou bem o ritmo e os pneus para confirmar a vitória. Piastri garantiu a segunda colocação sem ser ameaçado. Na volta 56, Norris ultrapassou Antonelli e subiu para quarto. Isack Hadjar e Lance Stroll abandonaram a prova já nos instantes finais. O brasileiro Gabriel Bortoleto, terminou na décima quinta colocação.

Como fica o campeonato?

Com o resultado deste domingo, Lando Norris lidera o Mundial de Pilotos com 408 pontos, seguido por Max Verstappen, com 396, e Oscar Piastri, com 392.

Para a última corrida, Norris depende apenas de si para conquistar seu primeiro título mundial. Verstappen, por sua vez, precisa vencer e ainda terminar ao menos 12 pontos à frente do britânico. Já Piastri necessita tirar uma diferença de 17 pontos para seu companheiro de equipe para conquistar o campeonato.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *