O Lyon vive um dos momentos mais dramáticos de sua história, após receber a notícia de que irá jogar a segunda divisão da Liga Francesa na próxima temporada, o rebaixamento do time foi decretado pela DNCG (Direção Nacional de Controle de Gestão), órgão que fiscaliza as finanças dos clubes profissionais da França.
O anúncio foi feito na terça-feira (24), como parte do processo de análise de contas dos clubes, que entra em vigor todo fim de temporada para fiscalizar o fair play financeiro dos times. A DNCG já havia avisado o Lyon em novembro do ano passado:
Leia mais: Renato defende Everaldo e cita Gabigol: confiança no centroavante é reforçada
“Equilibrem as contas até o fim da temporada ou serão rebaixados administrativamente”. Nas quatro linhas, o time conseguiu se classificar para a Europa League ficando em sexto colocado no campeonato francês.
John Textor declarou na imprensa que irá recorrer a decisão da punição, o prazo oficial para acionar o recurso é de até 7 dias, mas o clube ainda precisa decidir que caminho irá tomar para conseguir anular a decisão.
Caminhos possíveis para Textor
Segundo a imprensa francesa, o Lyon tem até três instâncias para recursos em casos como esse. O caminho mais provável, já tomado por outros clubes em casos semelhantes, seria fazer um apelo à própria DNCG. Neste caso, o time poderia apresentar novas provas e um plano de reformulação, para que a segunda instância possa ter outro entendimento da situação.
Outra solução seria impetrar recurso na Comissão Olímpica Nacional do Esporte. Neste contexto, a equipe não apresentaria novas provas ou justificativas, esta opção seria para anular esse julgamento e começar um novo do zero.
Não tendo sucesso nessas duas opções, a última alternativa do clube seria recorrer ao Tribunal Administrativo de Paris, fora do âmbito esportivo.
Reims de olho na situação
Reims, clube que foi rebaixado em campo na Ligue 1, após ficar em décimo sexto lugar, com 33 pontos, está de olho no julgamento da equipe de Lyon. Pois com a decisão final de rebaixar o clube de John Textor ser mantida, a equipe da pequena comuna de Reims pegaria o lugar em questão, se mantendo na elite do futebol francês.