Na noite desta segunda-feira (20), ás 19:00, Horário de Brasília, no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude recebe o RB Bragantino pela 29° rodada do Campeonato Brasileiro, o clube gaúcho atualmente é o penúltimo colocado da competição, somando apenas 23 pontos, e vive uma sequência de 7 jogos sem vencer no Brasileirão. Enquanto o RB Bragantino foi goleado na última rodada por 5 a 1 pelo líder Palmeiras, e precisa se recuperar na competição, possui apenas 2 vitórias nos últimos 10 jogos.
Leia mais: Com show de Reinaldo, Mirassol vence com autoridade o São Paulo e se isola no G-4
Juventude
A equipe de Thiago Carpini jogou contra o Fluminense na última quinta-feira (16) e saiu derrotado com um gol marcado no último lance da partida, os jogadores saíram do campo antes do apito final e questionaram muitas decisões do árbitro no jogo, Jandrei, Nenê e Alan Rushel foram jogadores que se manifestaram publicamente. O técnico Thiago Carpini também falou sobre acontecimentos da partida, e afirmou que se fosse com a equipe do Fluminense o juiz não daria escanteio a favor do Juventude, fato que ocasionou o gol do time carioca:
“Acho que se ele apitar todo o jogo esse tipo de lance de escanteio, todo jogo vai ter que dar muito escanteio. Tenho certeza que se fosse o Fábio, ele não daria (o escanteio). E o critério de acréscimos, temos um minuto no primeiro tempo e oito minutos no segundo. Não teve VAR, não teve atendimento. São coisas que nos deixam bem tristes, decepcionados com alguns caminhos do nosso futebol. Mas algumas opiniões mais fortes, acho que competem a mim, eu guardo para mim”
Com a saída de campo e as manifestações dos jogadores, o Juventude foi denunciado pela promotoria do STJD e pode ter que arcar com uma multa e até perda de pontos, já Nenê e Alan Rushel podem pegar um gancho e desfalcar a equipe.
A derrota para o Fluminense serviu para implantar mais crise no clube gaúcho, desde que retornou ao clube, Carpini soma apenas 3 vitórias em 12 jogos, sendo a última contra o Ceará no final de agosto, de lá para cá foram 7 jogos, 5 derrotas, 2 empates e 2 pontos somados, a campanha resultou no Juventude estacionado no Z-4 desde a 8° rodada.
Para piorar a situação do Ju, Thiago carpini terá 3 desfalques do time titular para o confronto contra o RB, sendo eles: Jandrei, Mandaca e Alan Rushel, os três por suspensão. Além do trio titular, há outros jogadores no Departamento médico do clube, Argel Wilker ainda está em transição física e deve retornar nas próximas rodadas, Lucas Fernandes segue fora por desconforto muscular na panturrilha, Nenê pode ser desfalque caso o STJD acate a suspensão na procuradoria.
Por outro lado, a ausência de Jandrei deve promover a estréia de Gastón Guruceaga, goleiro uruguaio sub-20 contratado no meio do ano, e que estava disputando a Copa da Federação Gaúcha, foi relacionado pela primeira vez contra o Fluminense, Rodrigo Sam também volta após cumprir suspensão contra o Tricolor Carioca.
Provável Escalação: Gastón Guruceaga (Ruan Carneiro); Igor Formiga, Abner, Rodrigo Sam e Marcelo Hermes; Sforza, Jadson e Caíque; Rafael Bilu, Taliari (Ênio) e Gilberto
Pendurados: Ewerthon, Hudson, Jádson e Marcos Paulo
Desfalques: Alan Rushel (Suspensão), Mandaca (Suspensão), Jandrei (Suspensão), Wilker Árgel (Transição Física) e Lucas Fernandes (desconforto muscular na panturrilha).
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
RB Bragantino
O RB Bragantino também não vive grande frase, após um bom início, o time treinado por Fernando Seabra caiu de rendimento e agora se encontra na 10° colocação na tabela, com 36 pontos, 8 pontos á frente do Vitória, time que fecha o Z-4, e 10 pontos do Bahia, time que abre o G-6. O time vem de uma goleada sofrida na última quarta-feira (15) por 5 a 1 diante o Palmeiras, na ocasião o time até saiu na frente e foi para o intervalo empatando a partida, porém sucumbiu a pressão do Alviverde na segunda etapa.
Além disso, O Massa Bruta está tendo dificuldades de ganhar jogos longe da sua casa, são 8 jogos sem vencer, sendo que apenas um pontuou, no empate contra o Mirassol por 0 a 0, a última vitória como visitante foi contra o Corinthians por 2 a 1, no retorno do Campeonato Brasileiro após a parada para a Copa Mundial de Clubes em julho.
Fernando Seabra também terá alguns desfalques importantes para o duelo, incluíndo os nomes de Lucas Barbosa, que cumprirá suspensão, e Isidro Pitta, que está em transição física, nome que vestiram a camisa do Juventude antes de reforçarem o RB. Guzmán Rodriguez também entra para a lista de nomes que não estarão disponivéis para o jogo, o zagueiro sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo após a partida contra o Palmeiras e desfalcará a equipe no restante da temporada.
Por outro lado, Nathan Mendes retorna de suspensão e Laquintana volta da seleção uruguaia, Seabra conta com a boa fase de John John para voltar a vencer, o camisa 10 soma 7 gols e 4 assistências em 25 partidas na competição, sendo o melhor jogador em números do Massa Bruta.
Provável Escalação: Lucão (Cleiton); Nathan Mendes, Pedro Henrique, Alix Vinícius e Vanderlan; Gabriel, Matheus Fernandes, Juninho Capixaba e Jhon Jhon; Nacho Laquintana e Thiago Borbas (Eduardo Sasha).
Pendurados: Cleiton, Guzman Rodríguez, Andrés Hurtado, Guilherme, Matheus Fernandes, Praxedes, Eduardo Sasha e Vinicinho.
Desfalques: Lucas Barbosa (suspenso), Guzmán Rodríguez (lesão no joelho esquerdo), Eduardo (lesão no tornozelo esquerdo), Vinicinho (torção no tornozelo direito), Pitta (transição), Davi Gomes (transição) e Bruno Gonçalves (transição).
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro – 29°Rodada
Juventude x RB Bragantino
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul-RS
Onde Assistir: Premiere
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Histórico no confronto
Na história Juventude e RB Bragantino se enfrentaram poucas vezes, no total foram 15 duelos entre os clubes, com o RB saindo com a vitória em 7 ocasiões, 5 triunfos do Ju e 3 empates. A última vitória do Juventude no confronto foi no 2°turno do Brasileirão de 2021, por 1 a 0, gol marcado por Ricardo Bueno, após isso os times se encontraram 5 vezes, com 2 empates e 3 vitórias do Massa Bruta.









