O Chelsea venceu o Tottenham por 1 a 0 neste sábado (1º), no Tottenham Hotspur Stadium, pela 10ª rodada da Premier League. O gol da vitória foi marcado pelo brasileiro João Pedro, que encerrou um jejum de oito partidas sem marcar e garantiu os três pontos para os Blues no clássico londrino.
LEIA TAMBÉM: Briga por G-6: Vasco e São Paulo se enfrentam em briga direta por vaga na Libertadores
Com o resultado, o Chelsea entrou no G-4 da Premier League e igualou a pontuação do Tottenham. Sob o comando de Enzo Maresca, os Blues chegaram aos 17 pontos, mesma marca dos Spurs, mas assumiram a quarta posição pelos critérios de desempate.
A vitória também marcou a recuperação do Chelsea no Campeonato Inglês após a derrota para o Sunderland, por 2 a 1, na rodada anterior. No meio da semana, a equipe já havia retomado a confiança ao avançar às quartas de final da Copa da Liga Inglesa, vencendo o Wolverhampton por 4 a 3, fora de casa.
Do outro lado, o Tottenham vive um momento de instabilidade. A equipe sofreu a segunda derrota consecutiva em todas as competições. Antes do revés deste sábado, os Spurs haviam sido eliminados da Copa da Liga Inglesa após perderem por 2 a 0 para o Newcastle.
Mesmo com o tropeço, o time comandado por Thomas Frank permanece na terceira colocação, ainda à frente do Chelsea. No entanto, pode ser ultrapassado por Sunderland e Manchester City, que ainda entram em campo nesta rodada.
O Jogo
No primeiro tempo, o Chelsea tomou a iniciativa e dominou as ações ofensivas. Apostando na pressão alta, a equipe de Enzo Maresca conseguiu recuperar a bola no campo de ataque e transformar o domínio em chances claras.
As coisas para o Spurs começaram a ficar ruins quando, ainda aos seis minutos da primeira etapa, o meio-campista Bergvall tomou uma bolada na cabeça e caiu no gramado. Os médicos da equipe entraram no campo para examinar o jogador e ativaram o protocolo de concussão, o sueco deu lugar para Xavi Simons, contratação badalada do time de Thomas Frank.
Com o domínio do Chelsea na partida, não demorou muito para os comandados de Maresca inaugurarem o placar. Na primeira oportunidade, João Pedro parou em boa defesa do goleiro Vicario. Na sequência, o Spurs tentou sair jogando e Moisés Caicedo recuperou a bola e tocou para Pedro Neto, porém, o português errou e devolveu a posse para o rival. Contudo, Caicedo não desistiu e, dentro da área adversária, recuperou a bola e tocou para João Pedro, que finalizou com precisão para abrir o placar e colocar os Blues em vantagem no Tottenham Hotspur Stadium.
LEIA TAMBÉM: Sesc Niterói recebe projeto que integra obras de gravuristas brasileiras
Na segunda etapa, o Tottenham tentou reagir, apostando principalmente nas bolas paradas para buscar o empate. A estratégia, porém, não surtiu efeito diante de uma defesa bem postada do Chelsea, que manteve a intensidade e voltou a criar boas oportunidades no campo ofensivo.
Mesmo com as mudanças de Thomas Frank, o Spurs não conseguiu balançar as redes dentro de casa. No final da partida, o Chelsea quase conseguiu ampliar em duas oportunidades. Na primeira, o Chelsea emplacou um belo contra-ataque. Estevão, que entrou no final da segunda etapa, tocou para João Pedro, que mesmo pressionado deixou para Jamie Gittens, mas o camisa 11 sozinho conseguiu isolar a bola. Depois, novamente com Estevão iniciando a jogada, Enzo Fernández recebeu livre pela direita do ataque dos Blues e tocou para João Pedro, que finalizar em cima de Vicario.
Apesar das chances para ampliar o placar, os Blues pecaram nas finalizações. Ainda assim, o gol marcado por João Pedro no primeiro tempo foi suficiente para assegurar a vitória e confirmar o bom momento da equipe sob o comando de Enzo Maresca.
Fim do Jejum
João Pedro vinha vivendo um momento de incerteza no Chelsea, mas tudo indica que o atacante deve ganhar mais sequência sob o comando de Enzo Maresca nesta temporada.
Após rumores sobre uma possível saída e um período como desfalque, João Pedro respondeu em grande estilo. O atacante voltou a mostrar o bom futebol que exibiu durante o Mundial de Clubes da FIFA, sendo peça-chave na vitória londrina.
Neste sábado (1º), os Blues entraram em campo pela décima rodada da Premier League, diante do Tottenham, e o brasileiro foi decisivo para o resultado. O jogador revelado pelo Fluminense, voltou a balançar as redes após oito jogos.
Sequência das Equipes
As equipes voltam a campo no meio da semana pela fase de liga da Champions League. O Tottenham recebe o Copenhague, da Dinamarca, na terça-feira (4), às 17h (de Brasília), no Tottenham Hotspur Stadium. Já o Chelsea viaja ao Azerbaijão para enfrentar o Qarabag na quarta-feira (5), às 14h45 (de Brasília).









