João Fonseca é confirmado como cabeça de chave do Australian Open pela primeira vez

João Fonseca alcançou mais um marco importante na carreira e fará história no Australian Open de 2026. Aos 19 anos, o brasileiro será cabeça de chave de um Grand Slam pela primeira vez, ao garantir presença entre os 32 principais tenistas do torneio disputado em Melbourne.

Atual número 29 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais, Fonseca assegurou a condição mesmo após uma semana delicada no circuito, marcada por desistência e perda de posições na lista mundial.

Garantia entre os 32 e vantagem no sorteio

Com a confirmação entre os cabeças de chave, João Fonseca evita enfrentar jogadores do top 30 do ranking da ATP nas duas primeiras rodadas do Australian Open. A condição representa um avanço significativo para o jovem carioca, que disputará o primeiro Grand Slam da temporada em cenário mais favorável.

Apesar de ter caído da 24ª para a 29ª posição no ranking, o brasileiro contou com resultados negativos de concorrentes diretos para se manter entre os favoritos de Melbourne.

LEIA MAIS: Pedro Lourenço mostra otimismo e brinca sobre possível acerto de Gerson com o Cruzeiro: João Fonseca é confirmado como cabeça de chave do Australian Open pela primeira vez

Desistência em Brisbane e impacto no ranking

João Fonseca não disputou o ATP 250 de Brisbane no início de janeiro por conta de dores na lombar. Além disso, o tenista não conseguiu defender os 125 pontos referentes ao título do Challenger de Camberra, conquistado na temporada anterior. Com isso, houve a queda no ranking mundial.

Mesmo assim, vários adversários diretos não aproveitaram a oportunidade para ultrapassá-lo. Frances Tiafoe, Stefanos Tsitsipas, Valentin Vacherot, Tomas Machac e Ugo Humbert sofreram derrotas precoces ao longo da semana. O francês Corentin Moutet também desistiu do torneio australiano, assim como Fonseca.

Cenário favorável na disputa por posições

Na próxima atualização do ranking, apenas dois jogadores ainda podem superar João Fonseca. O norte americano Brandon Nakashima precisa ser finalista do ATP de Brisbane, enquanto o argentino Sebastian Baez necessita conquistar o título da United Cup com a Argentina.

Na pior das hipóteses, Fonseca cairá para a 31ª posição do ranking. Mesmo que pudesse descer até a 34ª colocação, ainda assim estaria entre os 32 cabeças de chave do Australian Open. Isso ocorre porque Holger Rune e Jack Draper, que estão à frente do brasileiro no ranking, estão lesionados e não disputarão o Grand Slam.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos: João Fonseca é confirmado como cabeça de chave do Australian Open pela primeira vez

Ausências e retorno previsto às quadras

Além de ficar fora do ATP 250 de Brisbane, João Fonseca também não participará do confronto entre Brasil e Canadá pelos qualifiers da Copa Davis, marcado para os dias 6 e 7 de fevereiro, em Vancouver.

Apesar da lesão na lombar, o brasileiro está inscrito no ATP 250 de Adelaide, que será disputado entre os dias 12 e 17 de janeiro. O torneio será o último compromisso antes do início do Australian Open, que começa no dia 18.

Calendário exigente e planejamento para 2026

Por ter terminado a temporada de 2025 entre os 30 melhores do mundo, João Fonseca terá um calendário mais rigoroso em 2026. Entre as obrigações, o tenista precisará disputar oito dos nove torneios da série Masters 1000, com exceção de Monte Carlo, além de cinco torneios ATP 500, sendo ao menos um deles após o US Open.

Após a gira australiana, Fonseca já definiu os próximos passos da temporada. Ele disputará, em sequência, o ATP 250 de Buenos Aires, onde é o atual campeão, o Rio Open, o Masters 1000 de Indian Wells e o Masters 1000 de Miami.

Principal nome do tênis brasileiro na atualidade, João Fonseca inicia 2026 consolidado entre a elite do circuito mundial e vivendo, em Melbourne, um momento inédito na carreira.

Acesse o nosso canal no Telegram
Acesse o nosso canal no WhatsApp
Acesse o nosso canal no Youtube: João Fonseca é confirmado como cabeça de chave do Australian Open pela primeira vez

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *