O Brasil conquistou, nesta segunda-feira, 27, a primeira medalha de ouro na categoria masculina do Mundial de Taekwondo. O carioca Henrique Marques, aos 21 anos, foi quem realizou esse feito histórico, após vencer o chinês Qizhang Xiang, por 2 x 0, na categoria 80kg. O esportista chegou ao Mundial, realizado em Wuxi, na China, ocupando o 7º lugar no ranking mundial. Após a vitória, o jovem falou sobre a emoção de atingir seus objetivos profissionais:
LEIA TAMBÉM: Governo Trump restringe acesso do Canadá à biblioteca compartilhada na fronteira
“Muito feliz com essa conquista, muito feliz com o meu desempenho em quadra, muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida. Saímos campeões aqui e tudo isso é graças a muito trabalho.”
Antes dele, apenas duas brasileiras atingiram a primeira colocação na competição: Maria Clara Pacheco, que foi ouro no Mundial de 2025 e Natália Falavigna, em 2005.
Para chegar ao topo, Henrique passou por diversas dificuldades que impactaram diretamente o seu trabalho como atleta. Em 2023, o taekwondista era cotado para competir pelo Brasil no Mundial e nos Jogos Pan-americanos de Santiago, mas ficou afastado do esporte devido a descoberta de uma arritmia cardíaca, que o fez passar por uma cirurgia no final do mesmo ano.
Acesse o nosso canal no Telegram
Acesse o nosso canal no WhatsApp
Acesse o nosso canal no Youtube
O atleta já esteve presente nos Jogos Olímpicos, em Paris, quando foi eliminado pelo sul-coreano Seo Geon-woo nas quartas de final. Agora, o foco de Henrique se torna as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.









