Hamilton comanda TL1 em Monza; Bortoleto fecha em 11º no GP da Itália

Lewis Hamilton começou o fim de semana do GP da Itália de Fórmula 1 de forma promissora. Mesmo tendo de cumprir uma punição de cinco posições no grid de largada, o heptacampeão cravou a melhor volta do 1º treino livre, nesta sexta-feira (5), em Monza, com o tempo de 1min20s117. O britânico superou o companheiro de Ferrari, Charles Leclerc, que terminou em segundo, e o espanhol Carlos Sainz, da Williams, que completou o top 3.

LEIA TAMBÉM: Brasil domina e vence o Chile no Maracanã em noite de testes e boas surpresas

O brasileiro Gabriel Bortoleto, novato da Sauber, também teve bom desempenho: fechou a sessão em 11º lugar, a pouco mais de um segundo da marca de Hamilton.

Este é o segundo treino livre de 2025 liderado por Hamilton — o primeiro havia sido no GP da Inglaterra, em julho. A punição que ele carrega para a corrida de domingo é consequência de não ter reduzido a velocidade sob bandeira amarela no GP da Holanda.

Gabriel Bortoleto no treino livre 1 para o GP da Itália - Foto: Reprodução/Rudy Carezzevoli
Gabriel Bortoleto no treino livre 1 para o GP da Itália – Foto: Reprodução/Rudy Carezzevoli

O treino em Monza contou ainda com participações de jovens talentos. Alex Dunne, piloto de desenvolvimento da McLaren, substituiu Oscar Piastri no TL1, mas o australiano, atual líder do campeonato, retorna no segundo treino. Na Alpine, Paul Aron assumiu o carro de Franco Colapinto, que também volta na próxima sessão.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Bortoleto iniciou a atividade com pneus duros, marcando inicialmente o 14º tempo. Aos poucos, evoluiu: primeiro, reduziu 0s7, subindo para 13º, e depois baixou mais 1 segundo em sua volta. Na parte final, com pneus macios, conquistou o 11º melhor tempo da tabela.

Destaques do treino

No início, Hamilton e Verstappen foram os primeiros a registrar voltas competitivas com pneus médios. Logo, Norris e Albon também apareceram bem, este último com compostos duros. A sessão chegou a ser interrompida por bandeira vermelha para retirada de detritos na pista após escapadas de alguns carros.

Na retomada, a maior parte do grid passou a usar pneus macios. Leclerc chegou a assumir a liderança, mas Hamilton respondeu com uma volta rápida nos minutos finais, garantindo o topo da tabela. Antes da bandeirada, George Russell parou sua Mercedes na pista por um problema mecânico, encerrando de forma precoce sua participação.

Classificação final do TL1

  1. Lewis Hamilton (Ferrari) – 1m20s117
  2. Charles Leclerc (Ferrari) +0s169
  3. Carlos Sainz (Williams) +0s533
  4. Max Verstappen (RBR) +0s575
  5. Kimi Antonelli (Mercedes) +0s823
  6. Lando Norris (McLaren) +0s904
  7. Alexander Albon (Williams) +0s956
  8. George Russell (Mercedes) +0s993
  9. Fernando Alonso (Aston Martin) +0s997
  10. Isack Hadjar (RB) +1s041
  11. Gabriel Bortoleto (Sauber) +1s055
  12. Nico Hülkenberg (Sauber) +1s062
  13. Liam Lawson (RB) +1s084
  14. Yuki Tsunoda (RBR) +1s175
  15. Lance Stroll (Aston Martin) +1s178
  16. Alexander Dunne (McLaren) +1s489
  17. Esteban Ocon (Haas) +1s525
  18. Pierre Gasly (Alpine) +1s536
  19. Oliver Bearman (Haas) +1s941
  20. Paul Aron (Alpine) +2s036

O segundo treino livre do GP da Itália será realizado ainda nesta sexta-feira, ao meio-dia (horário de Brasília).

Autor

  • Nicolas Pedrosa

    Jornalista formado pela UNIP, com experiência em TV, rádio, podcasts e assessoria de imprensa, especialmente na área da saúde. Atuou na Prefeitura de São Vicente durante a pandemia e atualmente gerencia a comunicação da Caixa de Saúde e Pecúlio de São Vicente. Apaixonado por leitura e escrita, desenvolvo livros que abordam temas sociais e histórias de superação, unindo técnica e sensibilidade narrativa.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *