Lewis Hamilton começou o fim de semana do GP da Itália de Fórmula 1 de forma promissora. Mesmo tendo de cumprir uma punição de cinco posições no grid de largada, o heptacampeão cravou a melhor volta do 1º treino livre, nesta sexta-feira (5), em Monza, com o tempo de 1min20s117. O britânico superou o companheiro de Ferrari, Charles Leclerc, que terminou em segundo, e o espanhol Carlos Sainz, da Williams, que completou o top 3.
LEIA TAMBÉM: Brasil domina e vence o Chile no Maracanã em noite de testes e boas surpresas
O brasileiro Gabriel Bortoleto, novato da Sauber, também teve bom desempenho: fechou a sessão em 11º lugar, a pouco mais de um segundo da marca de Hamilton.
Este é o segundo treino livre de 2025 liderado por Hamilton — o primeiro havia sido no GP da Inglaterra, em julho. A punição que ele carrega para a corrida de domingo é consequência de não ter reduzido a velocidade sob bandeira amarela no GP da Holanda.

O treino em Monza contou ainda com participações de jovens talentos. Alex Dunne, piloto de desenvolvimento da McLaren, substituiu Oscar Piastri no TL1, mas o australiano, atual líder do campeonato, retorna no segundo treino. Na Alpine, Paul Aron assumiu o carro de Franco Colapinto, que também volta na próxima sessão.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Bortoleto iniciou a atividade com pneus duros, marcando inicialmente o 14º tempo. Aos poucos, evoluiu: primeiro, reduziu 0s7, subindo para 13º, e depois baixou mais 1 segundo em sua volta. Na parte final, com pneus macios, conquistou o 11º melhor tempo da tabela.
Destaques do treino
No início, Hamilton e Verstappen foram os primeiros a registrar voltas competitivas com pneus médios. Logo, Norris e Albon também apareceram bem, este último com compostos duros. A sessão chegou a ser interrompida por bandeira vermelha para retirada de detritos na pista após escapadas de alguns carros.
Na retomada, a maior parte do grid passou a usar pneus macios. Leclerc chegou a assumir a liderança, mas Hamilton respondeu com uma volta rápida nos minutos finais, garantindo o topo da tabela. Antes da bandeirada, George Russell parou sua Mercedes na pista por um problema mecânico, encerrando de forma precoce sua participação.
Classificação final do TL1
- Lewis Hamilton (Ferrari) – 1m20s117
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s169
- Carlos Sainz (Williams) +0s533
- Max Verstappen (RBR) +0s575
- Kimi Antonelli (Mercedes) +0s823
- Lando Norris (McLaren) +0s904
- Alexander Albon (Williams) +0s956
- George Russell (Mercedes) +0s993
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0s997
- Isack Hadjar (RB) +1s041
- Gabriel Bortoleto (Sauber) +1s055
- Nico Hülkenberg (Sauber) +1s062
- Liam Lawson (RB) +1s084
- Yuki Tsunoda (RBR) +1s175
- Lance Stroll (Aston Martin) +1s178
- Alexander Dunne (McLaren) +1s489
- Esteban Ocon (Haas) +1s525
- Pierre Gasly (Alpine) +1s536
- Oliver Bearman (Haas) +1s941
- Paul Aron (Alpine) +2s036
O segundo treino livre do GP da Itália será realizado ainda nesta sexta-feira, ao meio-dia (horário de Brasília).