Neste sábado (13), às 16h, o Fortaleza recebe o Vitória, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela abertura da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marca a estreia de Martín Palermo no comando do Tricolor de Aço e coloca frente a frente duas equipes que buscam reação imediata para deixar a zona de rebaixamento. A partida será transmitida pelo Premiere.
Somente neste ano, os times já se enfrentaram duas vezes, pela Copa do Nordeste e pelo primeiro turno do Brasileirão, com duas vitórias do Rubro-Negro baiano. Considerando somente a era dos pontos corridos do campeonato, foram cinco jogos, três triunfos para o Vitória e dois do Fortaleza. No geral, os clubes se enfrentaram 28 vezes: nove triunfos do Leão do Pici, seis empates e 13 vitórias do Leão da Barra. Jogando no Castelão, porém, o retrospecto é mais favorável ao Tricolor de Aço: 14 partidas, sete vitórias do Fortaleza, dois empates e cinco do Vitória.
LEIA TAMBÉM: Nenê projeta confronto contra Flamengo e prevê: “É jogo que vai ser decidido no detalhe”
Como chega o Fortaleza
Mandante e com apenas 15 pontos conquistados até aqui, o Fortaleza soma 23% de aproveitamento e ocupa o penúltimo lugar da Série A. No campeonato, venceu três jogos, empatou seis e perdeu 12, com 20 gols marcados e 34 sofridos.
Jogando com o mando de campo à seu favor, o desempenho também é preocupante: três vitórias, dois empates e seis derrotas, totalizando 11 pontos como mandante — campanha superior apenas à do lanterna Sport.
Mesmo com um jogo atrasado do primeiro turno, contra o Atlético-MG, o Tricolor de Aço vive a pior sequência atual sem vencer no Brasileirão: são seis partidas, com cinco derrotas e um empate. Além disso, é um dos cinco clubes que ainda não pontuaram no segundo turno, ao lado de Atlético-MG, Internacional, Santos e Sport.
A estreia do técnico Martín Palermo acontece em meio a esse cenário. O argentino chega para comandar a equipe pela primeira vez após a derrota por 2 a 1 para o Internacional, fora de casa. Para o duelo desse sábado, o treinador não poderá contar com os defensores Kuscevic e Tinga, lesionados, e com o atacante Moisés, que voltou a sentir dores musculares. Por outro lado, o goleiro Magrão, os meio-campistas Emmanuel Martínez e José Welison e o atacante Deyverson foram reintegrados ao elenco. Herrera, Benevenuto e Lucas Sasha também retornam após recuperação de lesões, enquanto Marinho volta de suspensão.
O confronto ainda pode marcar ainda as estreias de Lucas Gazal, Yeison Guzmán, Lucas Crispim e Kayke.
Sendo assim, a provável escalação do Leão do Pici conta com: Helton Leite, Eros Mancuso, Gastón Ávila, Emanuel Brítez, Bruno Pacheco, Matheus Rossetto, Lucca Prior, Matheus Pereira, Breno Lopes, Juan Martín Lucero, Marinho.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Como chega o Vitória
Do outro lado, o Vitória também está na zona de rebaixamento, mas com uma situação menos delicada. Na 17ª posição, com 22 pontos, o Vitória está empatado com Vasco (15º) e Santos (16º), mas leva desvantagem no saldo de gols. Até aqui, o Rubro-Negro venceu quatro jogos, empatou dez e perdeu oito, marcando 19 gols e sofrendo 32. Fora de casa, no entanto, ainda não conquistou uma vitória sequer: são cinco empates e seis derrotas, com aproveitamento de apenas 15,1%.
“Sabemos que vai ser criada uma atmosfera para o Fortaleza, pela necessidade, assim como tivemos aqui. Eles deverão ter o apoio da torcida deles. É estudar bastante o adversário. Jogo de seis pontos que a gente tem que pontuar. O objetivo é ganhar, mas se não der, um ponto é importante por jogar fora. Adversário difícil” – disse Rodrigo Chagas, técnico do Vitória, após a vitória contra o Atlético-MG antes da Data FIFA.
Na última rodada, o Rubro-Negro venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Barradão.
O técnico Rodrigo Chagas não poderá contar com Jamerson e Rúben Ismael, ambos em recuperação de cirurgia, e com Claudinho, em transição física. Por outro lado, terá os retornos de Raúl Cáceres, Romarinho e Renzo López. O goleiro Davi Barbosa, destaque do sub-20, também foi relacionado pela primeira vez.
Sendo assim, a provável escalação do Vitória conta com: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Camutanga, Lucas Halter e Ramon; Baralhas, Willian Oliveira e Matheuzinho (Cantalapiedra); Erick, Osvaldo e Renato Kayzer.