O Fortaleza BC anunciou a contratação da técnica sérvia-australiana, Jelena Todorovic, para a temporada 2025/2026. Jelena será a primeira mulher a comandar um time do NBB, e a segunda técnica mais jovem, ficando atrás apenas de Gustavo Conti que tem 30 anos.
LEIA TAMBÉM: Brasil domina a Turquia, confirma liderança e chega à 10ª vitória na Liga das Nações
A treinadora de 31 anos diz admirar os brasileiros, “Estou super honrada por essa nova oportunidade. Esse será o quarto continente em que serei técnica principal. Eu vim da Sérvia, onde o basquete é uma religião, um estilo de vida. E isso é algo que eu vejo em vocês, brasileiros, que eu sempre admirei. Minha maior motivação é construir um bom time, ser uma boa técnica, e ter a maior quantidade de fãs possível para nos apoiar. Eu estarei lá dando 110% da minha energia, do meu amor, da minha paixão pelo esporte”, disse Jelena.
A nova comandante do Carcalaion começou a carreira ainda jovem e é ex-jogadora do Estrela Vermelha de Belgrado.
Jelena foi assistente técnica do Orlando Magic durante o lockout da NBA em 2011, e atuou por oito anos no Adelaide 36ers, time da liga australiana. Ela também trabalhou como assistente da seleção feminina da Sérvia no Mundial de 2022, na seleção masculina grega e no Fenerbache. A técnica foi gerente de operações da Euroleague Head Coaches Board e da Indigenous Basketball Australia, e é especializada em psicologia esportiva, nutrição esportiva e prevenção de lesões.
Thális Braga, presidente do Fortaleza BC, explicou o por quê da contratação da sérvia, “Um aspecto do trabalho dela que nos chamou atenção é a habilidade que ela possui com metodologias de Player Development, ou seja, a capacidade para desenvolver de forma individual, tática e tecnicamente os atletas, especialmente os mais jovens. Isso é algo que será muito importante para o perfil do elenco e filosofia de trabalho que estamos planejando para essa temporada.”
Em 2024, ela participou de programas de intercâmbio e capacitação em equipes como, Real Madrid, Zalgiris, Bayern de Munique e Panathinaikos.
Jelena também é conhecida por ter desenvolvido o individual de atletas de elite como, Patty Mills, Josh Giddey, Nick Calathes, Giannis e Thanasis Antetokounmpo, e outros. E ela falou sobre o significado disto tudo para ela, “Isso significa tudo para mim. O esporte tem o poder de unir as pessoas e derrubar barreiras que vão muito além das quatro linhas da quadra”.
E ainda acrescentou sobre a representatividade de uma figura feminina na liderança, “Quando comecei, não havia muitos exemplos que se parecessem comigo. É por isso que carrego essa responsabilidade com orgulho. Se a minha trajetória puder mostrar a pelo menos uma menina que o sonho dela é possível, que vale a pena lutar por ele, então eu já terei vencido.”

A temporada 2025/26 do NBB terá início em outubro, mas sem data definida.