Com uma diferença de 16 pontos, os rubro-negros cederam perante a pressão do Corinthians ,mas Alexey e Ruan garantiram a vitória nos últimos segundos com o placar de 80 a 78 para os cariocas. A equipe comandada por Sergio Santos HernandeZ irá enfrentar o SESI/Franca nas semis da competição.
LEIA TAMBÉM: Pinheiros sai vitorioso contra Franca e leva decisão da vaga para o interior paulista
Como foi o jogo
O jogo começou intenso, marcado por defesas fortes e contato físico frequente de ambos os lados. O Flamengo encontrou espaços com infiltrações de Alexey e Johnson, e aproveitou os erros do Corinthians, especialmente nos lances livres — destaque para Siewert, com 100% de aproveitamento. Do lado alvinegro, a equipe trabalhou bem a bola no perímetro, buscando arremessos de três e infiltrações com Victão e Cauê Borges. Elinho, com excelente visão de jogo, distribuiu seis assistências no primeiro tempo.
No segundo quarto, o Corinthians sofreu um apagão. A equipe do Parque São Jorge cometeu uma série de erros, prontamente aproveitados pelo Flamengo. Gui Deodato brilhou, anotando 12 pontos apenas nesse período. O Rubro-Negro fez 24 pontos no quarto, enquanto o Timão ficou cerca de três minutos sem pontuar, vendo a diferença no placar chegar a 16 pontos. Ainda assim, nos minutos finais, o Corinthians reagiu parcialmente e foi para o intervalo com desvantagem de 10 pontos: 48 a 38 para o Flamengo.
No terceiro quarto, o Corinthians iniciou em ritmo lento, mas logo embalou com boas sequências de Cauê Borges, Clark, Elinho e Munford, que converteu arremessos decisivos de três pontos. A reação incendiou o ginásio Wlamir Marques. O Flamengo tentou conter o ímpeto adversário, mas falhou em finalizações importantes, permitindo que o Timão diminuísse a vantagem. O período terminou com o placar em 62 a 58 para o Flamengo.
No último quarto, a torcida corintiana virou fator. Elinho, que havia deixado a quadra após uma lesão no olho, retornou e foi decisivo ao lado de Munford e Cauê Santos. A virada veio: 78 a 74 para o Corinthians. No entanto, o Flamengo reagiu rapidamente, com cestas de Ruan e Alexey, que também aproveitou um erro de posse corintiano para marcar e virar o jogo para 80 a 78. Com 19 segundos no relógio, o Corinthians teve a chance do empate, mas Elinho, pressionado na marcação, não encontrou opção de passe e arriscou de fora do garrafão no estouro do cronômetro — a bola foi bloqueada por Ruan, em um toco espetacular que selou a classificação rubro-negra.
Após a partida, conversamos com Ruan, que comentou sobre a vitória e projetou o confronto nas semifinais contra o SESI/Franca:
“Nós sabíamos que seria um desafio, ainda mais que a torcida veio fazer pelo Corinthians. Mas, vacilamos ali no final do jogo, mas conseguimos recuperar. Acho que é isso né, nossa energia fez total diferença, na raça que é o Flamengo e conseguimos garantir a vitória hoje”
“O Franca é um time muito bom, eles vem nos encontrando em algumas semis finais e finais. Porém tivemos sucesso, e devemos repetir algumas coisas que deram certo eu acho que assim iremos garantir a vitória e classificar para a final”
O Portal Ponto360 também conversou com Lucas Cauê que destacou os erros do Corinthians na partida e a importância da torcida do Corinthians para o basquete:
“Eu acho que nem foi um final triste. Foi uma temporada que a gente veio aqui e teve uns lampejos que nós tivemos, a gente termina com a cabeça erguida, jogando de igual para igual contra um time que é Top 2 da liga. Foi um final para ficar de aprendizado, a gente fica chateado, perdido. Mas a gente cresceu durante a liga“
“O detalhe da derrota foi defensivo, não podemos tomar 20 pontos a cada quarto, é o melhor ataque do campeonato, a gente deu o nosso máximo e eles deram o deles”
“Cara, é absurdo (sobre a torcida), quando você fala de Corinthians é a maior torcida do Brasil. Eles buscaram o jogo e fica o convite para eles virem mais, não só contra o Flamengo, mas contra o União Corinthians e outras equipes. Mas venham, isso cresce o esporte e populariza para todos e as crianças irão acompanhar mais e serão o futuro de nosso país”