O Projeto Minas Urbano iniciou hoje (15), em Araguari, atividades gratuitas envolvendo esportes urbanos, como: Skate, Breaking, Basquete 3×3, BMX e escalada. Além desses esportes, a iniciativa oferecerá oficinas, apresentações culturais e requalificação de espaço público diariamente até o dia 19, na Praça Getúlio Vargas, em espaços adaptados para a prática das modalidades.
Leia mais: Ryan Francisco sofre lesão grave e passará por cirurgia
O que é o Projeto Minas Urbano?
O Projeto Minas Urbano é um plano criado por uma parceria entre o Governo de Minas Gerais, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE) e Confederação Brasileira de Desportos Estudantis (CBDE) juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese). Foi oficialmente lançada no mês de junho de 2025, visando facilitar o acesso dos jovens com esportes urbanos e incetivar a prática deles.
Criando uma cultura de formação de atletas, enriquecimento da cultura e uma nova infraestrutura sustentável no estado. Transformando vidas e dando oportunidades para jovens que vivem em regiões perífericas, com novos esportes.
“Estamos falando de modalidades que estão crescendo muito pelo mundo, e para nós representam a oportunidade de mostrar aos nossos jovens alguns esportes que estavam fora do acesso deles. A construção desse centro de treinamento aqui em Belo Horizonte é só o começo da obra que seguirá em todas as regiões do estado”, Mateus Simões, Vice-governador de Minas Gerais.
Em nota, o governo de MG revelou que será investido 20 milhões de reais no projeto, contribuindo para o crescimento das economias locais, gerando oportunidades e movimentando setores estratégicos nas cidades participantes.
Efeito imediato
Mesmo com pouco tempo de criação, o projeto já vem dando resultados, o vice-presidente de Araguari, Wesley Marcos Lucas de Mendonça, falou o impacto que está tendo nos jovens da cidade:
“O projeto vem mostrando aos jovens que existem caminhos possíveis por meio do esporte. O contato com modalidades olímpicas e com a cultura urbana abre horizontes e fortalece a autoestima dos participantes”
Araguari é uma das 48 cidades que o governo pretende alcançar com a proposta até 2026, o planejamento visa atingir 100 mil jovens em todo o estado, o projeto já passou por Frutal e Ituiutaba.