“O time que mais acreditou”. Essa foi a frase dita pelos jogadores do Franca, após o término de uma partida eletrizante e decidida na prorrogação, que levou os paulistas a final do Novo Basquete Brasil 2024/25. O time francano derrotou o Flamengo, por 98 a 95, nesta terça-feira (03), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.
Em uma série semifinal emocionante e decidida nos pequenos detalhes, o Franca definiu o duelo contra o Rubro-Negro por 3 a 2 e vai lutar pelo tetracampeonato do NBB. Na grande decisão, o Minas Tênis Clube já aguardava pelo seu adversário, desde a última semana, depois de eliminar o Bauru, por 3 a 0.
LEIA TAMBÉM: Presidente do Fluminense sonda jogadores para reforçar no Mundial; Neymar e Cristiano Ronaldo foram alvos
A PARTIDA
Assim como no jogo quatro, a equipe do Franca começou a decisão impondo um forte ritmo físico e sendo bastante agressivo no ataque. Aos poucos, o Flamengo foi equilibrando as ações, deixando assim, o confronto muito pegado e totalmente indefinido. Com um panorama desenhado para um empate na parcial, no final do primeiro quarto os lances livres a favor dos francanos, os colocaram na frente do placar. Resultado: 31 a 27.
No segundo período, um passeio do Flamengo. Anulando as principais peças do Franca e com um jogo ofensivo brilhante, a equipe carioca levou ao delírio a torcida que lotou o Tijuca, ao fechar o quarto fazendo um sonoro 28 a 07. Algo inédito nesta série, onde os times encerravam as parciais com placares bem ajustados.
Depois de um período muito abaixo, o Franca veio decidido a virar o marcador no terceiro quarto. Pressionando o Flamengo, os paulistas empurraram os cariocas para o seu perímetro defensivo e voltaram a impor o seu estilo de jogo ofensivo. No final, o placar foi fechado em 28 a 24 para os francanos, embora o jogo nesta altura ainda mantivesse o time da Gávea a frente no confronto. O principal destaque da parcial foi o susto que o pivô do Flamengo, Ruan, deu em quadra. O jogador caiu de mau jeito em uma disputa de bola e deixou o jogo, se queixando de dores na perna.
No último quarto, o Flamengo tentou administrar uma pequena vantagem geral sobre o Franca, mas os paulistas não abriram mão do seu forte jogo no ataque, viraram o duelo e chegaram a ficar próximos de fechar o embate. Contudo, após erros de passes na quadra rival, no final da parcial, fizeram com que o Rubro-Negro acertasse duas cestas decisivas e suficientes, que levaram a partida a prorrogação. 20 a 15 para a equipe do interior de São Paulo.
Veio o momento da decisão, e o Franca tomou de vez as rédeas do confronto e levou a tão sonhada classificação a final do NBB, vencendo a prorrogação por 12 a 09.
Os maiores pontuadores do jogo foram Lucas Dias e Georginho, ambos jogadores do Franca, com 27 e 26 pontos, respectivamente. Pelo Flamengo, o destaque foi Gui Deodato, com 19 acertos.
FINAL HISTÓRICA
A final do NBB desta temporada, reservou um duelo inédito na decisão do campeonato nacional. Franca, que busca mais um título, encara o Minas Tênis Clube, tentando alcançar sua primeira conquista. A sequência de jogos será iniciada neste sábado (07), às 17h (horário de Brasília), no ginásio Pedrocão, no interior de São Paulo.