Na tarde deste sábado (13), Fortaleza e Vitória fizeram o famoso duelo dos desesperados. Jogando no Castelão e contando com a estreia de Martín Palermo, o Laion vinha de uma sequência negativa de oito jogos sem vencer e na vice-lanterna, e, com gols de Breno Lopes e Bruno Pacheco, os comandados de Palermo deram o primeiro passo para escapar do descenso.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Primeiro Tempo
Sob os olhos do novo treinador, o Fortaleza não poderia comemorar tanto, pois o Leão do Pici luta contra o rebaixamento e amarga a terrível vice-lanterna do Brasileirão. Com novidades na escalação, João Ricardo no gol, o volante Pierre e Yago Pikachu no ataque, o Tricolor entrou em campo no 4-3-3, pressionando desde o início.
Apesar da postura ofensiva, a primeira chegada clara foram dos visitantes. Aitor desarmou Pierre e deixou Kayzer na cara do gol, mas o atacante finalizou para fora. A resposta veio na sequência, quando Mancuso arriscou um voleio após cruzamento da esquerda, travado pela defesa.
LEIA TAMBÉM: Mirassol surpreende o Grêmio fora de casa e entra no G-4
O duelo seguiu truncado até os 23 minutos, quando Erick recebeu com liberdade e exigiu grande defesa de João Ricardo. Na sequência da parada para hidratação, o Fortaleza voltou ainda mais agressivo e foi premiado. Aos 30, Mancuso roubou a bola de Ramon e Breno Lopes, com categoria, girou dentro da área e soltou a bomba para abrir o placar.
Com a vantagem, o Fortaleza administrou bem o restante do primeiro tempo, controlando o jogo e sem dar espaço para reação baiana.
Segundo Tempo
Na volta do intervalo, o Fortaleza manteve a mesma postura agressiva e não demorou para ampliar. Logo aos 2 minutos, Bruno Pacheco recebeu lançamento de Matheus Pereira, avançou com velocidade, deixou dois marcadores para trás e finalizou firme dentro da área, marcando um golaço e ampliando o placar para 2 a 0 no Castelão.
Com o embalo, o Leão seguiu pressionando. Aos 10 minutos da segunda etapa, quase saiu o terceiro. Pacheco apareceu novamente, dessa vez de cabeça, obrigando Lucas Arcanjo a fazer grande defesa. Na sequência, o goleiro do Vitória salvou também os chutes de Mancuso e Lucero, em lances de rebote.
Para manter a intensidade, Martín Palermo recorreu ao banco. Rodrigo e Lucas Crispim foram as primeiras mudanças, seguidos por Pochettino e Marinho, que deram nova dinâmica à equipe, explorando mais os contra-ataques. Aos 29, Marinho quase deixou o dele em jogada individual, o atacante cortou para o meio e bateu colocado, raspando a trave.
LEIA TAMBÉM: Lula sanciona carteira nacional para professores do Brasil
O Vitória tentou reagir apenas nos minutos finais. Nos acréscimos, Renzo López subiu bem e cabeceou na trave, mas ficou nisso. Seguro na defesa e eficiente no ataque, o Fortaleza confirmou a vitória por dois gols de vantagem, sem ser vazado, e ganhou fôlego importante na luta contra o rebaixamento.
Sequência
O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (20), às 21h (de Brasília), quando encara o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 24ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia, às 16h (de Brasília), o Vitória recebe o Fluminense no Barradão, diante de seu torcedor.
Ficha técnica
- Competição: Série A do Brasileiro – 23ª rodada.
- Data: 13 de setembro, sábado.
- Horário: 16h (de Brasília).
- Local: Arena Castelão, Ceará
- Gol: Breno Lopes aos 30′ 1T e Bruno Pacheco aos 02′ 2T.
- Público total: 29.137
- Renda bruta: R$ 335.868,00