Em campanhas semelhantes, Corinthians e São Paulo se enfrentam pela 3ª rodada do Paulistão

Vivendo momentos distintos, nos bastidores, mas ainda assim turbulentos, Corinthians e São Paulo entram em campo para o primeiro Majestoso do ano. A bola rola neste domingo (18), às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Paulista.

LEIA TAMBÉM: Chelsea vence o Brentford e respira na Premier League

Ao contrário do que acontece na parte institucional, dentro de campo, a campanha das duas equipes é semelhante. O Timão estreou com vitória sobre a Ponte Preta, mas acabou derrotado pelo RB Bragantino na rodada mais recente, ocupando a oitava colocação, com três pontos somados. Enquanto o Tricolor soma a mesma pontuação, mas percorreu o caminho inverso: foi superado pelo Mirassol na estreia e venceu o São Bernardo em seu último compromisso.

Retrospecto Majestoso

Os rivais já se enfrentaram em 319 partidas oficiais ao longo da história. O retrospecto aponta vantagem do Timão, com 114 vitórias, contra 100 triunfos do São Paulo, além de 105 empates. No último duelo entre as equipes, disputado no dia 20 de novembro de 2025, pelo Campeonato Brasileiro, o Timão levou a melhor ao vencer por 3 a 1.

No entanto, ao considerar os últimos cinco confrontos, a vantagem é do time do Morumbi, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota. Apesar do retrospecto recente desfavorável, o alvinegro do Parque São Jorge aposta em um trunfo importante para diminuir o cenário desfavorável: a força da fiel torcida. Nos últimos dez jogos como mandante, o Corinthians sofreu apenas uma derrota, dado que, para os mais supersticiosos, serve como motivo adicional para acreditar na vitória do Timão.

Como Chega o Corinthians?

Como retrospecto não entra em campo, Dorival Jr. contará com quase todo o elenco a disposição. Após preservar os principais jogadores de linha no confronto na derrota para o Bragantino, o treinador prepara o retorno dos titulares e deve levar o Corinthians a campo com força máxima, utilizando o que tem de melhor à disposição.

A principal indefinição na escalação está no setor ofensivo, onde Vitinho e Gui Negão disputam uma vaga para atuar ao lado de Yuri Alberto, que deve fazer sua primeira partida como titular na temporada. Já o volante Raniele, ainda se recupera de dores no tornozelo e segue como dúvida para o confronto.

LEIA TAMBÉM: A$AP Rocky lança seu novo álbum “Don’t Be Dumb”

Quem também está de fora é José Martínez, que viajou à Venezuela para emitir um novo passaporte, e ainda não se reapresentou. Além dele, Rodrigo Garro, em recuperação de cirurgia no punho esquerdo, e Memphis Depay, em processo de transição física, continuam fora e são os desfalques do Timão.

Quem pode aparecer entre os relacionados ou não é o volante Matheus Pereira. O jogador foi anunciado durante a semana e está disponível para atuar, mas ainda depende de Dorival, que recentemente, em entrevista coletiva, falou que não iria promover nenhuma estreia no Majestoso.

Matheus Pereira, nova contratação, treinando com o elenco – Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

A provável escalação: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; André Carrillo, Charles, André e Breno Bidon; Vitinho (Gui Negão) e Yuri Alberto.

Como Chega o São Paulo?

O Tricolor, ao contrário do rival, respirou mais aliviado no meio da semana ao vencer o São Bernardo diante de seu torcedor, resultado que ajudou a equipe a se recuperar da derrota sofrida na estreia. Em meio ao cenário político conturbado que envolve o clube do Morumbi e à saída de Julio Casares para a entrada de Harry Massis Jr., o São Paulo encerrou a preparação para o primeiro clássico da temporada.

LEIA TAMBÉM: Trump anuncia tarifas contra aliados europeus em nova escalada pela Groenlândia

Conforme informou a assessoria de imprensa do clube, Hernán Crespo comandou na manhã de sábado (17) uma atividade que contou com exercícios físicos e coordenativos, fundamentos técnicos, trabalhos de enfrentamento entre duas equipes em espaço reduzido, além de atividades de finalização.

Wendell e Luciano, no treino antes do clássico contra o Corinthians – Foto: Erico Leonan / São Paulo FC

A equipe comandada por Crespo tem conseguido esvaziar o departamento médico e passa a contar com um elenco mais encorpado para a disputa do Campeonato Estadual.

O treinador argentino não deve promover grandes mudanças na equipe que venceu a última partida. Entre os desfalques estão Ryan Francisco, André Silva e Luan, que seguem em recuperação de lesão, enquanto as situações de Calleri e Enzo Díaz ainda dependem de uma reavaliação interna. Vale destacar que Calleri retornou aos gramados após nove meses de ausência, mas sua condição física segue sendo tratada com cautela pela comissão técnica.

Além deles, o volante Alisson não será relacionado para o clássico. O jogador está em negociação justamente com o Corinthians, rival deste domingo.

A provável escalação: Rafael, Maik, Arboleda, Alan Franco e Wendell; Danielzinho, Marcos Antônio e Lucas; Lucca (Bobadilla), Luciano (Tapia) e Ferreira.

Ficha Técnica

Corinthians x São Paulo – Campeonato Paulista – 3ª rodada

Data e horário: 18/01/2026 (domingo), às 16h (de Brasília).
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP).
Transmissão: TNT (TV fechada) e do HBO Max (serviço de streaming).

Arbitragem

Árbitro: João Vitor Gobi
Auxiliares: Daniel Luis Marques e Leandro Matos Feitosa
VAR: Adriano de Assis Miranda

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *