Djokovic e Alcaraz na semi do US Open; encontro de gerações

O espanhol Carlos Alcaraz, de 22 anos e campeão do US Open em 2022, e o sérvio Novak Djokovic, de 38, tetracampeão em Nova York, se enfrentam nesta sexta-feira (5), às 16h (de Brasília), em uma semifinal que promete ser histórica. Em jogo, não apenas uma vaga na decisão de domingo, mas também mais um capítulo de uma rivalidade já marcada por confrontos memoráveis. Será o primeiro duelo entre os dois em Flushing Meadows.

Djokovic chega à semifinal após derrotar o norte-americano Taylor Fritz por 3 sets a 1 e lidera o confronto direto por 5 a 3. Alcaraz, por sua vez, ainda não perdeu sets no torneio. O sérvio venceu os dois últimos encontros: na final olímpica de Paris, em 2024, e nas quartas do Aberto da Austrália, no início do ano. Já o espanhol levou a melhor na final de Wimbledon de 2024, repetindo o feito do ano anterior contra o ex-número 1 do mundo.

Leia mais: MP de Portugal inicia inquérito após episódio envolvendo torcida do Porto

“Sei que meu melhor tênis vai ser exigido, mas eu subo (de nível) de acordo com a ocasião, gosto de jogar grandes partidas em grandes palcos. Vou tentar frustrar os planos da maioria das pessoas e estou pronto para uma batalha de cinco sets, se for preciso.” Disse o experiente sérvio, bastante confiante para a 53ª semifinal em seu 80º Slam”.

O US Open era o palco que faltava para essa rivalidade. Além das duas finais em Wimbledon e do duelo no Aberto da Austrália deste ano, os dois também já se encontraram em Roland Garros, na semifinal de 2023, vencida por Djokovic.

Dono de quatro títulos em Nova York (2011, 2015, 2018 e 2023), Djokovic soma 24 troféus de Grand Slam, o último conquistado justamente no US Open, há dois anos. Desde então, apenas Alcaraz (três títulos) e o italiano Jannik Sinner (quatro) ergueram taças desse nível. Em 2024, o espanhol venceu Roland Garros, enquanto Sinner conquistou Wimbledon.

Um detalhe curioso sobre a trajetória desses dois gigantes: quando Djokovic conquistou seu primeiro Grand Slam, no Aberto da Austrália de 2008, Alcaraz tinha apenas quatro anos.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *