Após uma atuação apática e a consequente derrota para o Santos no meio de semana, o Corinthians recebeu o Atlético-MG na Neo Química Arena, neste sábado (18), e venceu o confronto importante para se afastar da temida zona de rebaixamento.
LEIA TAMBÉM: Decisão no Brasileirão: Flamengo e Palmeiras duelam pela liderança do campeonato
O Jogo
O primeiro tempo em Itaquera foi de um nível técnico bem baixo, marcado por muitas faltas e escassez de chances claras. Empurrado pela torcida, o Corinthians controlou a posse de bola, mas teve dificuldades para se impor no último passe e até nas raras finalizações.
Aos poucos, o Atlético, que tinha boa parte dos titulares no banco de reservas, por conta da semifinal da Sul-Americana no meio da semana, equilibrou as ações e passou a encontrar espaços para explorar os contra-ataques. O jogo, então, ficou mais aberto, com oportunidades surgindo para ambos os lados. Pelo Corinthians, Yuri Alberto e Maycon levaram mais perigo ao gol defendido por Everson. O camisa 7 teve a chance mais clara, mas acabou isolando a bola.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O grande momento dos 45 minutos iniciais, no entanto, veio das arquibancadas: a torcida celebrou com intensidade o sexto título da Libertadores Feminina, conquistado pelo time das Brabas nos pênaltis contra o Deportivo Cali, e exibido no telão da Neo Química Arena.
Na volta do intervalo, o Corinthians precisou de apenas quatro minutos para abrir o placar. O capitão Maycon acertou um belo chute de fora da área, sem chances para Everson, fazendo a festa dos cerca de 40 mil torcedores presentes.
LEIA TAMBÉM: Verstappen domina e garante pole no GP dos Estados Unidos
Mesmo em vantagem, o time de Dorival Júnior manteve o controle da partida e quase ampliou com Memphis Depay, que perdeu ótima chance dentro da área. Atrás no marcador, o Atlético tentou reagir: Sampaoli lançou o time ao ataque e promoveu mudanças, como as entradas de Guilherme Arana, Dudu e Gustavo Scarpa, para aumentar o poder ofensivo.
Depay e Garro, titulares após mais de 60 dias, deram lugar aos jovens Ryan e Gui Negão, formados na base alvinegra. O jogo ganhou ritmo nos minutos finais, mas o placar permaneceu inalterado.
Com a vitória, o Corinthians se reabilita após a derrota no clássico contra o Santos. Já o Atlético-MG vê a situação se complicar na tabela, aproximando-se da zona de rebaixamento após o triunfo do Vitória sobre o Bahia.
Fim do Tabu
A vitória sobre um adversário direto já seria significativa por si só. Mas desta vez veio com um gosto especial. O Corinthians quebrou um tabu que durava desde 2019, quando havia vencido o Atlético-MG pela última vez como mandante. Naquela ocasião, o triunfo também pelo Campeonato Brasileiro terminou em 1 a 0, com gol de Gustagol. Seis anos depois, o Timão volta a superar os mineiros em casa.
Situação do Corinthians no Brasileirão
A vitória em casa dá um respiro importante ao Corinthians, que se afasta da zona de rebaixamento. Com os três pontos, o time chega aos 36, abrindo oito de vantagem para o 17º colocado. A diferença ainda pode diminuir, já que o Vitória, primeiro dentro do Z-4, ainda entra em campo na rodada. De toda forma, o resultado já garante que a distância não será inferior a cinco pontos.
Sequência
Na próxima rodada, o Corinthians terá justamente o Rubro-Negro baiano pela frente, em confronto direto que pode consolidar a reação alvinegra e trazer mais tranquilidade na luta contra o rebaixamento no Brasileirão 2025. As equipes se encaram no estádio do Barradão, no próximo sábado (25), às 16h (de Brasília).
Já o Galo, jogará a primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 ATLÉTICO-MG
CAMPEONATO BRASILEIRO – 29ª RODADA
- Data: sábado, 18 de setembro
- horário: 18h30 (de Brasília);
- Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP);
- Gols: Maycon (COR);
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ);
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE);
- VAR: Daniel Nobre Bins (RS).
- Público total: 39.640
- Público pagante: 39.228
- Renda: R$ 2.871.647,80








