Na tarde deste domingo (18), Corinthians e Santos se enfrentam pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. As equipes chegam a um momento conturbado na temporada, ambos pressionados pelos resultados e os treinadores com poucas opções a sua disposição. Apesar do Timão estar em uma posição mais confortável na tabela, os recentes resultados e a oscilação, ligaram o alerta do Corinthians. Já o Santos, a equipe está na vice-lanterna e não vence há cinco jogos. Além disso, o Peixe não deve contar com Neymar que segue fora de combate.
LEIA TAMBÉM: CBF convoca eleições para o dia 25 de maio
Memphis Fora e Rodízio à Vista
O Corinthians chega para o clássico com desfalque importantíssimo. Se o artilheiro do Timão e do Brasil na temporada passada foi Yuri Alberto, isso passa muito por Memphis Depay. O holandês ficou fora da partida contra o Racing-URU na quinta-feira, por conta de uma lesão no tornozelo esquerdo e ficará de fora também do clássico alvinegro. Na atual temporada, Memphis disputou 26 partidas, marcando seis gols e participando com 10 assistências.
Desde que assumiu o comando técnico do Timão, Dorival Jr. disse que iria priorizar o rodízio. O treinador já disse em entrevista que busca evitar o que vem acontecendo com outros times, como lesões musculares e desgaste físico.
“Estamos tentando evitar o que vemos nas equipes, em todas, problemas musculares, tirando às vezes três jogadores a cada partida. Isso que estamos tentando evitar.” – disse o treinador.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/K/K/aElcFXTsWFthw29F6OxA/rib6335.jpg)
Após a viagem de volta ao Brasil, Dorival levou ao campo de treinamento apenas jogadores que jogaram menos de 45 minutos ou não foram relacionados. Já aqueles que jogaram por mais de 45 minutos, ficaram na parte interna fazendo trabalho regenerativo.
Depois do treinamento na sexta-feira (16), o treinador liberou os atletas para ficarem com suas famílias, mas nesse sábado (17), os atletas que serão relacionados para o clássico, fizeram um treinamento específico para enfrentar o Santos.
Provável Escalação: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá (João Pedro Tchoca) e Angileri; Raniele, André Carrillo, José Martínez e Breno Bidon (Igor Coronado); Romero (Talles Magno) e Yuri Alberto.
Sem Neymar e Início Preocupante
O técnico Cléber Xavier, tenta evitar o pior início de Campeonato Brasileiro da história do Santos, desde Fabian Bustos. Até o momento, o treinador dirigiu o Peixe em três oportunidades, dois empates (CRB e Ceará) e uma derrota (Grêmio). Contra o Corinthians, Cléber tentará buscar a primeira vitória no comando do alvinegro da baixada santista.
Após anos como auxiliar de Tite, Cleber Xavier agora comanda o Peixe como treinador. O duelo contra o rival Corinthians, representa uma oportunidade para o comandante conquistar sua primeira vitória no cargo, o que daria tranquilidade para trabalhar na semana e dar início a uma nova fase ao Peixe.
Com Zé Ivaldo e Gabriel Bontempo de volta, o treinador já colocou ensaiou o provável time titular para encarar o rival. Dois desfalques certos são Neymar e Gil. O zagueiro não treinou essa semana por conta de problemas familiares e foi liberado pela diretoria para resolver. Gil ainda não tem prazo para retornar as atividades.
Neymar completa um mês afastado dos gramados pelo Santos desde a lesão sofrida contra o Atlético-MG em 16 de abril, marcando seu segundo período de recuperação física neste ano. O atacante havia acabado de retornar de uma contusão anterior quando uma nova baixa aconteceu. O clube aguarda a evolução do tratamento de seu principal astro, cuja ausência tem impactado o desempenho da equipe, enquanto o jogador se dedica à reabilitação para um retorno em breve.
O retorno de Neymar aos gramados deve acontecer entre o final de maio e início de junho, segundo projeções do Santos, que mantém postura cautelosa quanto à utilização do ídolo. Caso o cronograma seja cumprido, o atacante teria apenas duas últimas oportunidades de atuar pelo Peixe antes do fim de seu contrato, nos confrontos contra Botafogo e Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro. Porém, o Santos já começa a divulgar imagens de Neymar no CT Rei Pelé treinando com bola.
Provável Escalação: Gabriel Brazão; Aderlan, Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar; Tomás Rincón, Gabriel Bontempo e Rollheiser; Barreal (Thaciano), Soteldo e Tiquinho Soares.
Ficha Técnica
Corinthians x Santos
9ª Rodada – Brasileirão Série A
- Data: domingo, 18 de maio
- horário:16h (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena (SP)
- Onde assistir: TV Globo e Premiere
Ficha de Arbitragem
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)