Além da eliminação, o time argentino terá de pagar multa e enfrentar sete jogos de portões fechados em competições continentais. La U avança, mas também sofre punições.
O Independiente de Avellaneda está eliminado da Copa Sul-Americana, determinou a Unidade Disciplinar da Conmebol. A decisão decorre da barbárie presenciada no estádio do time argentino há duas semanas, em partida válida pelas oitavas de final contra a Universidad de Chile.
Leia também: Brasil domina e vence o Chile no Maracanã em noite de testes e boas surpresas
La U, agora, enfrenta o Allianza Lima, do Peru, pelas quartas de final da competição. O time chileno, porém, também foi punido pela Confederação em 270 mil dólares. Ambas as equipes, aliás, foram multadas. O valor cobrado pela Conmebol ao Independiente é ligeiramente mais baixo: 250 mil dólares.
Outra punição em comum é a determinação de sete jogos consecutivos de portões fechados em casa e outros sete jogos sem torcida como visitantes. Os dois times também terão de entrar em campo e publicar em suas redes sociais mensagem contra a violência no esporte. La U já na próxima rodada da competição, em 18 de setembro, e o Independiente quando retornar a uma disputa continental regida pela Confederação.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Além das investigações e do procedimento disciplinar, a Conmebol se reuniu separadamente com ambos os clubes para analisar suas posições sobre o caso. Os donos da casa acusaram os visitantes de terem iniciado as hostilidades, enquanto os representantes chilenos pediram a punição dos envolvidos na organização do evento e na briga.
Não se sabe o número exato de presos e feridos, mas a imprensa argentina estima algo entre 90 e 300, de ambos os lados, mas sobretudo chilenos. As imagens do dia do jogo mostram torcedores de La U ensanguentados e despidos. Alguns tiveram de se jogar pelo vão entre as arquibancadas para escapar da torcida rival, que havia furado o cerco da polícia.
Consideradas brandas nas redes sociais, a repercussão das punições foi de estranhamento. Já no dia do ocorrido, muitos perfis especializados davam como certa uma punição mais severa aos dois clubes, sobretudo ao Independiente. A eliminação apenas desta edição da “Sula” acabou saindo mais barato do que se imaginava. Era esperado que o maior campeão da Libertadores fosse suspenso de competições continentais por alguns anos.