O Santos iniciou nesse domingo (4), a sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, contra o Real Brasília. O confronto foi realizado no Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos, marcou o primeiro passo das equipes no Grupo 16. Os meninos da vila venceram os leões do planalto por 3 a 0.
Domínio total e brilho individual
No primeiro tempo o domínio foi do Santos, impulsionado por um começo avassalador de Mateus Xavier. Aos 7 minutos após um erro na saída de bola da defesa brasiliense, Mateus Xavier aproveitou a bobeira, percebeu o goleiro adiantado e abriu o placar com um belo toque por cobertura. Sem dar tempo para o adversário respirar, aos 10 minutos, o camisa 11 recebeu assistência precisa de Bernardo e tocou com categoria na saída de Gabriel Faria para ampliar 2 a 0.
O Santos ainda teve a chance de transformar a vitória em goleada aos 17 minutos, quando Rafael Freitas sofreu pênalti, mas o próprio atacante desperdiçou a cobrança ao acertar o travessão. O Real Brasília só assustou aos 33 minutos em uma falta perigosa defendida por Rodrigo Falcão, mas o primeiro tempo terminou com a vantagem confortável do Alvinegro.
Controle de jogo e manutenção
No segundo tempo, o ritmo da partida diminuiu, com o placar favorável, o Santos passou a administrar mais a posse de bola e apostar em transições rápidas, enquanto o Real Brasília tentava se lançar ao ataque para diminuir o prejuízo. A equipe brasiliense até criou algumas oportunidades em jogadas aéreas e chutes de média distância, mas parou na segurança do goleiro Falcão. O técnico santista aproveitou a vantagem para rodar o elenco, promovendo substituições que mantiveram o fôlego do time no meio-campo.
Nos minutos finais o jogador Pedro Assis sofreu um pênalti após a falha do goleiro Gabriel, o camisa 19 converteu para o alvinegro praiano ampliando o placar e deixando o Santos em uma situação confortável até o apito final.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Situação do grupo
O cenário do Grupo 16 após a primeira rodada coloca o Santos em uma posição confortável, ocupando a liderança isolada com 3 pontos e um saldo positivo de três gols. O favoritismo santista foi ampliado pelo empate entre São-Carlense e União Cacoalense, que ficaram com apenas um ponto cada, deixando o Real Brasília na lanterna sem pontuar. Com essa configuração, o Peixe pode carimbar sua classificação antecipada já na próxima rodada caso vença seu compromisso, enquanto os demais adversários lutarão diretamente para não ficarem distantes da zona de classificação.
Acesse o nosso canal no Telegram
Acesse o nosso canal no WhatsApp
Acesse o nosso canal no Youtube
Próximos jogos
A segunda rodada do Grupo 16 da Copinha acontece na próxima quarta-feira (7). Às 19h30, o Santos enfrenta o União Cacoalense. Mais cedo o Real Brasília e São-Carlense se enfrentam buscando a primeira vitória na competição. Todos os jogos do grupo seguem sendo disputados na cidade de São Carlos.









