Com brilho de Mateus Xavier, Santos inicia Copinha com pé direito

Santos iniciou nesse domingo (4), a sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, contra o Real Brasília. O confronto foi realizado no Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos, marcou o primeiro passo das equipes no Grupo 16. Os meninos da vila venceram os leões do planalto por 3 a 0.

Domínio total e brilho individual

No primeiro tempo o domínio foi do Santos, impulsionado por um começo avassalador de Mateus Xavier. Aos 7 minutos após um erro na saída de bola da defesa brasiliense, Mateus Xavier aproveitou a bobeira, percebeu o goleiro adiantado e abriu o placar com um belo toque por cobertura. Sem dar tempo para o adversário respirar, aos 10 minutos, o camisa 11 recebeu assistência precisa de Bernardo e tocou com categoria na saída de Gabriel Faria para ampliar 2 a 0.

O Santos ainda teve a chance de transformar a vitória em goleada aos 17 minutos, quando Rafael Freitas sofreu pênalti, mas o próprio atacante desperdiçou a cobrança ao acertar o travessão. O Real Brasília só assustou aos 33 minutos em uma falta perigosa defendida por Rodrigo Falcão, mas o primeiro tempo terminou com a vantagem confortável do Alvinegro.

Controle de jogo e manutenção

No segundo tempo, o ritmo da partida diminuiu, com o placar favorável, o Santos passou a administrar mais a posse de bola e apostar em transições rápidas, enquanto o Real Brasília tentava se lançar ao ataque para diminuir o prejuízo. A equipe brasiliense até criou algumas oportunidades em jogadas aéreas e chutes de média distância, mas parou na segurança do goleiro Falcão. O técnico santista aproveitou a vantagem para rodar o elenco, promovendo substituições que mantiveram o fôlego do time no meio-campo.

Nos minutos finais o jogador Pedro Assis sofreu um pênalti após a falha do goleiro Gabriel, o camisa 19 converteu para o alvinegro praiano ampliando o placar e deixando o Santos em uma situação confortável até o apito final.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Situação do grupo

O cenário do Grupo 16 após a primeira rodada coloca o Santos em uma posição confortável, ocupando a liderança isolada com 3 pontos e um saldo positivo de três gols. O favoritismo santista foi ampliado pelo empate entre São-Carlense e União Cacoalense, que ficaram com apenas um ponto cada, deixando o Real Brasília na lanterna sem pontuar. Com essa configuração, o Peixe pode carimbar sua classificação antecipada já na próxima rodada caso vença seu compromisso, enquanto os demais adversários lutarão diretamente para não ficarem distantes da zona de classificação.

Acesse o nosso canal no Telegram

Acesse o nosso canal no WhatsApp

Acesse o nosso canal no Youtube

Próximos jogos

A segunda rodada do Grupo 16 da Copinha acontece na próxima quarta-feira (7). Às 19h30, o Santos enfrenta o União Cacoalense. Mais cedo o Real Brasília e São-Carlense se enfrentam buscando a primeira vitória na competição. Todos os jogos do grupo seguem sendo disputados na cidade de São Carlos.

Autor

  • Loslayne Martins

    Loslayne Martins é estudante de Jornalismo, atualmente cursando o primeiro semestre na Unitau. Apaixonada por comunicação, acredita no poder da informação como ferramenta de transformação social. Atua como estagiária voluntária no portal ponto360, onde busca aprimorar suas habilidades na produção de conteúdo, reportagem e apuração de notícias. Com interesse especial em esportes.

Marcado: