Pela 18ª e última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, a Colômbia venceu a Venezuela por 6 a 3, nesta terça-feira (9), no Estádio Monumental de Maturín, na Venezuela. Com o resultado, os colombianos ultrapassaram Brasil e Uruguai, encerrando a campanha em terceiro lugar, com 28 pontos.
LEIA TAMBÉM: Bolívia vence o Brasil na altitude e conquista vaga na repescagem da Copa do Mundo de 2026
Já os venezuelanos, que dependiam apenas de si para conquistar a vaga na repescagem e realizar o sonho de disputar o Mundial pela primeira vez, terminaram em oitavo, com 18 pontos. Os gols da equipe visitante foram marcados por Mina, Córdoba e Luis Suárez (4). Rondón e Josef Martínez balançaram as redes para os anfitriões.
O primeiro tempo começou intenso. Logo aos dois minutos, Rondón recebeu lançamento, ajeitou para Telasco Segovia, que dominou e abriu o placar para a seleção venezuelana. A resposta colombiana veio cedo: aos nove, após escanteio de James Rodríguez, Yerry Mina subiu mais alto que a defesa para empatar. Dois minutos depois, Josef Martínez aproveitou uma falha do goleiro Kevin Mier e recolocou a Venezuela em vantagem.
Aos 41 minutos, Richard Ríos cruzou para James Rodríguez, que, no meio de dois marcadores, ajeitou para Luis Suárez finalizar na saída do goleiro e empatar a partida pela segunda vez.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Se o primeiro tempo já havia sido intenso, o segundo reservou nada menos que cinco gols. Logo aos quatro minutos, Luis Suárez recebeu de James Rodríguez na área, pedalou diante de Ferraresi e bateu colocado para virar o jogo. Nove minutos depois, em um contra-ataque colombiano, o camisa 19, que havia iniciado a jogada no meio, recebeu em profundidade de Luis Díaz e marcou seu terceiro gol na partida.
Não demorou para Suárez balançar as redes novamente: aos 21 minutos, após troca de passes na pequena área, Richard Ríos cruzou para o camisa 19, que apenas completou para anotar o quinto da Colômbia. A Venezuela diminuiu nove minutos depois, com Salomón Rondón, que aproveitou sobra deixada por Mier após chute de longe de Savarino.
Enquanto a Venezuela tentava reagir, Luis Díaz puxou contra-ataque que terminou nos pés de Jhon Córdoba, livre de marcação, para chutar firme e marcar o sexto e último gol da Colômbia na partida.
Com a vitória elástica, a Colômbia encerra as Eliminatórias em terceiro lugar, com 28 pontos (sete vitórias, sete empates e quatro derrotas). Já a Venezuela termina em oitavo, com 18 pontos (quatro vitórias, seis empates e oito derrotas).