Caio Souza e Diogo Soares avançam às finais do Mundial de Ginástica Artística masculina em Jacarta

A manhã desta segunda-feira (20) trouxe excelentes notícias para a ginástica artística brasileira. Caio Souza e Diogo Soares garantiram vaga na final do individual geral masculino do Campeonato Mundial de Ginástica Artística Jacarta 2025, após brilhantes apresentações realizadas na madrugada de sábado para domingo. Além do desempenho consistente no individual geral, Caio Souza também avançou à final das argolas, consolidando seu nome entre os melhores do mundo.

LEIA TAMBÉM: “É meu sonho”: Flavia Saraiva comanda equipe brasileira de Ginástica e busca ouro inédito no Mundial 2025

A final do individual geral masculino será disputada na quarta-feira (22). Caio Souza avançou com a oitava melhor nota na soma dos seis aparelhos, enquanto Diogo Soares ficou em décimo lugar, confirmando a força e regularidade da equipe brasileira. A liderança da fase classificatória ficou com o japonês Hashimoto Daiki, seguido por Noe Seifert (Suíça) e Zhang Boheng (China), três dos maiores nomes da ginástica mundial atual.

Hashimoto, bicampeão mundial (Liverpool 2022 e Antuérpia 2023) e campeão olímpico em Tóquio 2020, também estará nas finais das barras paralelas e da barra fixa. Já Zhang Boheng, prata em Paris 2024 e campeão mundial em Kitakyushu 2021, disputará as finais de argolas e barras paralelas.

O também japonês Oka Shinnosuke, atual campeão olímpico do individual geral, enfrentou dificuldades na classificatória, mas garantiu vaga nas finais do individual geral e das barras paralelas, onde foi bronze em Paris 2024.

Caio Souza entre os gigantes das argolas

Na disputa por medalhas nas argolas, Caio Souza terá pela frente um grupo de elite. Lan Xingyu (China) liderou a fase com 14.766 pontos, seguido de Donnell Whittenburg (EUA) e Zhang Boheng (China). O turco Adem Asil, campeão mundial em 2022, e o grego Eleftherios Petrounias, tricampeão mundial (2015 a 2018), ouro olímpico no Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020 e Paris 2024, também estarão na final. Caio classificou-se em oitavo, com 14.333 pontos, empatando com o belga Glen Cuyle.

O destaque técnico da classificatória foi a nota de 15.466 de Zou Jingyuan (China) nas barras paralelas, única acima de 15 em toda a competição.

Caio Souza nas argolas - Foto de MeloGym/CBG
Caio Souza nas argolas – Foto de MeloGym/CBG

Nos outros aparelhos, Jake Jarman (Grã-Bretanha) liderou no solo, seguido por Carlos Yulo (Filipinas) e Kameron Nelson (EUA); Yulo também foi o melhor no salto. Tsunogai Tomoharu (Japão) ficou à frente na barra fixa, enquanto Nariman Kurbanov (Cazaquistão) dominou o cavalo com alças.

Regularidade brasileira impressiona

A campanha dos ginastas brasileiros reafirma o crescimento do país na modalidade. Caio Souza alcançou sua quarta final de aparelhos em mundiais, antes, havia disputado o salto (Doha 2018 e Liverpool 2022) e as barras paralelas (Kitakyushu 2021). Já Diogo Soares chega ao quinto ano consecutivo entre os melhores do planeta, com participações de destaque em Tóquio 2020, Paris 2024 e Antuérpia 2023, quando terminou em décimo lugar.

Para Caio Souza, esta será a sexta final de individual geral em Mundiais. Seu melhor resultado foi o décimo lugar em Liverpool 2022, além das posições de 15º em Montreal 2017 e 13º em Doha 2018, Stuttgart 2019 e Kitakyushu 2021.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Treinadores destacam evolução e foco nos próximos ciclos

O técnico Ricardo Yokoyama, responsável por Caio, acredita que o ginasta pode melhorar ainda mais na final.

Argolas é um aparelho muito disputado, com notas muito próximas no alto nível. Há anos trabalhamos para elevar a nota final, incorporando novos elementos e saídas diferentes. Vimos o Caio fazer uma linda série coroada com uma saída cravada, e isso fez toda a diferença. Ele é um guerreiro incansável, afirmou à CBG.

Yokoyama também destacou que o foco agora é aperfeiçoar detalhes no individual geral, para que Caio supere sua pontuação na fase classificatória.

Daniel Biscalchin, treinador de Diogo Soares, celebrou a consistência do pupilo:

“O Diogo está mais confiante, feliz e preparado, e isso reflete diretamente nos resultados. A tendência é continuar essa evolução e, quem sabe, subir ainda mais nas próximas competições”, disse.

Segundo Biscalchin, o objetivo principal é o Mundial de 2027, que será decisivo para a classificação olímpica.

“Estamos ajustando as séries e adaptando os treinos. As rotinas ainda não estão completamente limpas, mas este Mundial é essencial para consolidar as séries e revelar margem de melhora”, completou.

Classificação final do individual geral masculino – Mundial Jacarta 2025

  1. Hashimoto Daiki (JPN) – 83.065
  2. Noe Seifert (SUI) – 82.499
  3. Zhang Boheng (CHN) – 82.331
  4. Daniel Marinov (AIN) – 81.932
  5. Shi Cong (CHN) – 81.398
  6. Angel Barajas (COL) – 80.664
  7. Florian Langenegger (SUI) – 80.298
  8. Caio Souza (BRA) – 79.166
  9. Ryu Sunghyun (KOR) – 78.866
  10. Diogo Soares (BRA) – 78.798

Finalistas das argolas

  1. Lan Xingyu (CHN) – 14.766
  2. Donnell Whittenburg (USA) – 14.700
  3. Zhang Boheng (CHN) – 14.600
  4. Adem Asil (TUR) – 14.466
  5. Eleftherios Petrounias (GRE) – 14.366
  6. Harry Hepworth (GBR) – 14.366
  7. Glen Cuyle (BEL) – 14.333
  8. Caio Souza (BRA) – 14.333

Com as classificações, Caio Souza e Diogo Soares reafirmam o protagonismo da ginástica artística brasileira no cenário internacional e colocam o país novamente entre as potências da modalidade. As finais desta semana prometem emoção e, quem sabe, mais um capítulo histórico para o esporte nacional.

Autor

  • Nicolas Pedrosa

    Jornalista formado pela UNIP, com experiência em TV, rádio, podcasts e assessoria de imprensa, especialmente na área da saúde. Atuou na Prefeitura de São Vicente durante a pandemia e atualmente gerencia a comunicação da Caixa de Saúde e Pecúlio de São Vicente. Apaixonado por leitura e escrita, desenvolvo livros que abordam temas sociais e histórias de superação, unindo técnica e sensibilidade narrativa.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *