Em jogo difícil no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, Cabo Verde derrotou Essuatíni (antiga Suazilândia) por 3 a 0, garantindo a classificação para a Copa do Mundo de 2026, na América do Norte.
LEIA TAMBÉM: Ancelotti redefine conceito de “jogo bonito” e prevê grupo quase fechado da Seleção até março
Os cabo-verdianos dependiam apenas de si para se classificarem diretamente e assim o fizeram, com gols de Semedo, Livramento e Stopira. Os tentos vieram apenas no segundo tempo, após uma primeira etapa truncada. Apesar de lanterna do grupo, Essuatíni representou resistência aos tubarões azuis, assim como havia feito contra a também lusófona Angola, na rodada anterior.
Angola, que nesta rodada enfrentou Camarões, favoritos do grupo, apenas empatou em casa contra a seleção angolana e agora irá disputar a repescagem continental no mês que vem.
A classificação de Cabo Verde para seu primeiro mundial coroa a geração de ouro do futebol do país, após atingirem seu melhor resultado na CAN (Copa Africana de Nações) ao chegarem às quartas-de-final da edição de 2023, na Costa do Marfim. Na ocasião, Cabo Verde foi derrotado pelos Bafana Bafana da África do Sul.
Na internet, o engajamento com a classificação cabo-verdiana foi gigante. A transmissão feita pela Cazé TV registrou mais de 43 mil espectadores conectados. No X (antigo Twitter), Cabo Verde se tornou o assunto mais comentado da tarde, com mais de 9 mil posts.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
70º colocados no ranking de seleções da FIFA, os conterrâneos de Cesária Évora são o segundo menor país do mundo, em critério populacional, a se classificar para a Copa do Mundo, à frente apenas da Islândia, em 2018. Assim como o país nórdico, Cabo Verde é um arquipélago formado por 10 ilhas, com pouco mais de 500 mil habitantes.
Com a classificação, os tubarões azuis se tornam o quarto país da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) a se classificar para o Mundial de Futebol. Antes deles, os últimos a conseguir o feito foram os próprios angolanos, em 2006, e, claro, Brasil e Portugal.
O sorteio dos grupos, marcado para 05 de dezembro, em Washington, pode colocar Cabo Verde frente-a-frente com Brasil e Portugal, assim como aconteceu em 2006, quando Angola enfrentou as duas outras seleções lusófonas ainda na fase de grupos. A torcida, porém, espera que, se ocorrer, os confrontos contra os lusitanos e os brasileiros sejam apenas em fases mais avançadas da competição.
Além de Cabo Verde, Egito, Marrocos, Argélia, Tunísia e Gana já estão classificados para a Copa do Mundo. Senegal e RD Congo, pelo Grupo B; Benim, Nigéria e África do Sul, pelo Grupo C; e Costa do Marfim e Gabão, pelo Grupo F, disputam as vagas diretas restantes. Outras quatro seleções disputarão a última vaga africana através da repescagem continental, em novembro.









