A Seleção Brasileira foi derrotada por 1 a 0 pela Espanha e deu adeus à Copa do Mundo FIFA Sub-20 neste sábado (4/10). O jogo, válido pela terceira rodada, era a última chance de classificação para o Brasil, que acabou eliminado de forma precoce, ainda na fase de grupos, com duas derrotas e um empate.
LEIA TAMBÉM: Vini Jr. assume protagonismo, marca dois gols e garante a vitória do Real Madrid contra o Villareal
Em todas as participações, a equipe nunca havia sido eliminada na fase de grupos da competição. Em 2019, a seleção não se classificou, o mesmo aconteceu em 1979, 2013 e 2017. Essa foi a primeira vez na história que o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase e sem vencer nenhum jogo.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Brasil começa bem, desperdiça chances e leva empate sem gols para o intervalo
O jogo era decisivo para as duas seleções, já que Brasil e Espanha somavam apenas um ponto no grupo. No duelo dos “desesperados”, o Brasil começou melhor. Pela esquerda, Wesley cruzou com perigo e João Cruz acertou um belo chute que explodiu no travessão. Aos 10 minutos, Luighi recebeu lançamento de Coutinho e mandou para o gol, mas o lance foi anulado por impedimento.
Logo depois, aos 17 minutos, Bruno Alves fez lindo passe para Luighi, que finalizou com estilo, mas parou no goleiro. No rebote, furou e perdeu a chance. A primeira grande chegada da Espanha veio aos 18, quando Pablo Torre recebeu pelo lado direito e finalizou de primeira, a bola passou rente à trave do goleiro Otávio. Na sequência, aos 25, novo perigo: Pablo García cruzou e Bravo finalizou para boa defesa do goleiro brasileiro. Depois disso, as equipes diminuíram o ritmo, e o primeiro tempo terminou empatado sem gols.
Gol espanhol no início do segundo tempo define o resultado
Na volta do intervalo, a Espanha abriu o placar com apenas 1 minuto. Bravo recebeu passe de Pablo García dentro da área, tirou o zagueiro Iago e o goleiro brasileiro antes de mandar para o fundo da rede.
A grande chance do Brasil veio aos 10 minutos: João Cruz cruzou com precisão para Rhuan Gabriel, que perdeu uma oportunidade incrível na pequena área em cabeçada que parou no goleiro Fran González. O Brasil seguiu insistindo, e aos 15, Gilberto cruzou novamente para Rhuan, que desviou e parou em outra grande defesa do goleiro espanhol.
Em mais uma boa chegada, Luighi dominou na direita, tocou para Rhuan Gabriel, que ganhou na força e acertou a trave. A Espanha respondeu aos 32 minutos, quando Mella recebeu com liberdade, invadiu a área e finalizou, mas Iago se atirou na bola para salvar o Brasil. No fim, Luighi ainda teve a chance do empate, após lindo lançamento de Gustavo Prado, mas chutou em cima do goleiro. Já nos acréscimos, o Brasil pediu revisão do VAR por possível pênalti em Luighi, mas o árbitro marcou falta em Léo Derek na origem do lance.
Fim de campanha e eliminação precoce
A seleção brasileira se despediu da competição com apenas um ponto somado e três gols marcados. Foi a pior campanha da história na competição, terminando na lanterna do grupo.
Na estreia, o Brasil empatou em 2 a 2 com o México. Depois, perdeu para o Marrocos por 2 a 1 e encerrou a participação com nova derrota para a Espanha, selando a pior campanha no Mundial Sub-20.









