O Botafogo começou com o pé direito sua participação nas oitavas de final da Copa Libertadores. Na noite desta quinta-feira (14), no Estádio Nilton Santos, o Alvinegro derrotou a LDU Quito por 1 a 0, com um gol relâmpago marcado por Artur aos 14 segundos de jogo, um dos mais rápidos da história recente da competição.
LEIA TAMBÉM: Atlético-MG vira sobre o Godoy Cruz e abre vantagem na Sul-Americana
A vitória deu ao time comandado por Davide Ancelotti a vantagem mínima para o jogo de volta, que será disputado na altitude de Quito.
Primeiro Tempo
O início foi fulminante. O time alvinegro roubou a bola logo no pontapé inicial, foi para cima da LDU, que foi pega de surpresa e, com menos de 20 segundos de jogo, Alex Telles cruzou para Artur, que fez um dos gols mais rápidos da história da Libertadores. Empurrado pela torcida, o Botafogo começou pressionando e tentou aproveitar o bom momento para ampliar a vantagem.
A LDU não se abateu com o início ruim e passou a buscar o ataque, quase empatando aos 12 minutos com uma finalização de voleio de Cornejo, que acertou o ângulo, mas John fez uma linda defesa. Já nos acréscimos, os Albos quase empataram a partida após John entrar em dividida com o atacante adversário e espirrar a bola para a entrada da área.
Ela sobrou no pé de Villamil, que mandou um chute por cobertura com o goleiro ainda fora do gol, e quando a bola ia entrar, Vitinho salvou o time carioca tirando em cima da linha. Assim, o Fogão terminou à frente nos 45 minutos iniciais.
Segundo Tempo
Na segunda etapa, a equipe de Quito pressionou mais, criando vários lances perigosos que colocaram o goleiro botafoguense para trabalhar. O Botafogo optou por uma postura mais cautelosa, valorizando a posse de bola e se fechando bem atrás.
A equipe carioca soube suportar bem a pressão e investiu nos contra-ataques, quase ampliando a vantagem algumas vezes, mas acabou pecando na finalização. No final, a LDU voltou a pressionar, mas, com a defesa bem montada, o Glorioso pouco sofreu e saiu com a vitória no jogo de ida.
Sequência
O jogo de volta está marcado para a próxima quinta-feira (21), às 19h (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito. O Botafogo se classifica com um empate, enquanto a LDU precisa vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal.









