Bortoleto impõe voz na Sauber e garante posição com autoridade no GP da Bélgica: “Que ele me deixe passar!”

O GP da Bélgica, deste domingo (27), foi uma corrida de várias camadas: da apatia nas disputas pela ponta ao protagonismo emergente de um calouro brasileiro que, com personalidade e ritmo, exigiu e obteve a inversão de posições com seu companheiro de equipe. Gabriel Bortoleto, da Sauber, conquistou um importante nono lugar em Spa-Francorchamps, mas foi sua postura firme no rádio, ao cobrar a inversão com Nico Hülkenberg, que reverberou nos bastidores da Fórmula 1:

“Se não conseguir passar, que ele me deixe passar!”

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A fala aconteceu após a parada nos boxes, quando Bortoleto retornou atrás de Hülkenberg, que havia se antecipado na troca para pneus de pista seca. O alemão se aproveitou de uma hesitação de Liam Lawson e ultrapassou o brasileiro, mas ficou preso no tráfego, travando também o companheiro de equipe.

Com ritmo superior, Bortoleto não hesitou no rádio:

“O Nico tem que ultrapassar ele, cara! Se não, que ele me deixe passar!”

Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg no GP da Bélgica — Foto: Reprodução/Clive Rose/Formula 1
Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg no GP da Bélgica — Foto: Reprodução/Clive Rose/Formula 1

O engenheiro José Manuel López pediu cautela e gerenciamento de pneus, mas a equipe percebeu o ritmo do brasileiro e autorizou a troca de posições. Hülkenberg foi avisado em cima da hora, já na curva Eau Rouge, e cedeu o espaço na reta Kemmel, no início da volta 20.

Bortoleto seguiu firme até o final da corrida, sem ser ameaçado, e cruzou em 9º lugar, somando mais dois pontos no campeonato, agora com seis no total. Hülkenberg, por sua vez, sofreu com a degradação dos pneus, parou novamente e terminou fora da zona de pontuação, em 12º.

Enquanto Bortoleto ganhava elogios por sua atitude, o restante do paddock vivia uma mistura de nostalgia e frustração. A vitória tranquila de Oscar Piastri, conquistada ainda na largada após ultrapassar Lando Norris, somada à falta de ultrapassagens e ao atraso de mais de uma hora por conta da chuva, reacendeu um debate:
Spa-Francorchamps ainda deve estar no calendário da F1?

Charles Leclerc na Ferrari SF-24 - Foto: Reprodução/Andy Hone/Motorsport Images
Charles Leclerc na Ferrari SF-24 – Foto: Reprodução/Andy Hone/Motorsport Images

O lendário circuito belga é considerado um dos mais desafiadores do mundo, mas a dificuldade em realizar ultrapassagens com os carros atuais e as decisões cada vez mais conservadoras da direção de prova levantaram dúvidas sobre sua viabilidade.

Max Verstappen foi direto ao criticar a FIA:

“Vamos parar de correr na chuva e esperar até que esteja seco? Eu teria largado às 15h. Nem estava chovendo. Em duas voltas atrás do safety-car, tudo estaria pronto.”

Lewis Hamilton também apontou exagero:

“Já dava para correr. Fiquei dizendo pelo rádio. Eles exageraram por causa do que aconteceu em Silverstone.”

Charles Leclerc: direção só liberou corrida na Bélgica quando água diminuiu - Foto: Reprodução/Ferrari
Charles Leclerc: direção só liberou corrida na Bélgica quando água diminuiu – Foto: Reprodução/Ferrari
Muita chuva que atrasou em 1h20 a corrida em SPA - Foto: Reprodução/XPB Images
Muita chuva que atrasou em 1h20 a corrida em SPA – Foto: Reprodução/XPB Images

O que se viu foi mais uma procissão em pista seca, após a chuva mascarar os problemas na fase inicial. Para muitos, a última corrida realmente boa em Spa foi em 2018, com Vettel. Desde então, o traçado clássico tem entregado pouco em emoção, mesmo com clima imprevisível.

Em um fim de semana apagado para a categoria, Gabriel Bortoleto surgiu como um dos poucos destaques positivos. Mesmo estreante, mostrou personalidade, leitura de corrida e liderança dentro da equipe. Sua exigência no rádio não foi egoísmo, mas estratégia clara e fundamentada.

A Sauber confiou em seu julgamento, e a pista provou que ele estava certo. Com mais pontos no bolso e respeito conquistado, o jovem brasileiro vai se firmando como uma das grandes revelações de 2025.

Próxima parada: Hungria

Circuito do GP da Hungria - Foto: Reprodução/Fórmula 1
Circuito do GP da Hungria – Foto: Reprodução/Fórmula 1

A Fórmula 1 retorna de 1º a 3 de agosto, com o GP da Hungria em Hungaroring. Com Piastri abrindo vantagem, Norris perdendo terreno e Bortoleto se destacando entre os novatos, a temporada ainda tem muitas histórias a contar — mesmo que a briga pelo título, por enquanto, careça de emoção.

Enquanto isso, o novato brasileiro continua a ganhar espaço, pontos e voz dentro do grid. Em um GP morno, foi ele quem acendeu o rádio — e as manchetes.

Autor

  • Nicolas Pedrosa

    Jornalista formado pela UNIP, com experiência em TV, rádio, podcasts e assessoria de imprensa, especialmente na área da saúde. Atuou na Prefeitura de São Vicente durante a pandemia e atualmente gerencia a comunicação da Caixa de Saúde e Pecúlio de São Vicente. Apaixonado por leitura e escrita, desenvolvo livros que abordam temas sociais e histórias de superação, unindo técnica e sensibilidade narrativa.

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