Barcelona e Real Madrid se reencontram neste domingo, às 11h15 (de Brasília), no estádio Olímpico Lluís Companys, para o último El Clássico da temporada. Após a final da Copa do Rei, que consagrou o Barça como campeão, os rivais voltam a medir forças em duelo válido pela 35ª rodada da La Liga, confronto que pode ser decisivo na corrida pelo título.
Leia também: Franca vence Pinheiros fora de casa e leva vantagem nas quartas do NBB
Como chega o Barcelona
O Barcelona chega para o El Clássico contra o Real Madrid após ser eliminado pela Inter de Milão na semifinal da Champions League. Apesar do revés europeu, a equipe de Hansi Flick lidera a La Liga com 79 pontos, quatro a mais que o rival merengue, adversário deste domingo.
Por causa da curta diferença na tabela, o confronto está sendo tratado na Espanha como uma verdadeira “final”. Se vencer, o Barcelona, atual líder, ficará muito próximo de garantir o título da La Liga. Já uma vitória do Real Madrid deixaria o time de Carlo Ancelotti a apenas um ponto dos catalães, restando ainda três rodadas para o fim do campeonato.
Sobram desfalques para os dois lados do confronto. No Barcelona, Hansi Flick não contará com Koundé e Balde, titulares absolutos nas laterais, além de Casadó, Bernal e Pablo Torre.
Provável escalação do Barcelona:
Szczesny; Eric Garcia, Cubarsí, Iñigo Martínez e Martín; De Jong, Pedri e Dani Olmo; Lamine Yamal, Lewandowski e Raphinha. Técnico: Hansi Flick
Como chega o Real Madrid:
O Real Madrid tenta se aproximar ainda mais do Barcelona na tabela para manter vivo o sonho do título da La Liga. Após ser eliminado nas quartas de final da Champions League pelo Arsenal e perder a final da Copa do Rei, a temporada corre o risco de terminar sem troféus, um cenário frustrante para o clube.
Com a semana livre para treinamentos, os merengues chegam descansados para o clássico, sem entrar em campo desde a vitória por 3 a 2 sobre o Celta de Vigo no último fim de semana. O momento é positivo, o time venceu os últimos quatro jogos na liga.
Carlo Ancelotti prepara o Real Madrid sem peças-chave, como os zagueiros Asencio e Rudiger, os laterais Alaba e Mendy e o volante Camavinga. Rodrygo, que ficou fora da última rodada, é dúvida. Militão e Carvajal só voltam daqui alguns meses.
Provável escalação do Real Madrid:
Courtois; Vázquez, Tchouaméni, Ramón e Fran García; Ceballos, Valverde e Bellingham; Arda Güler (Rodrygo), Mbappé e Vinicius Jr. Técnico: Carlo Ancelotti
Arbitragem
- Árbitro Principal: José Alejandro Hernández Hernández
- Árbitro assistente 1: José Enrique Naranjo Pérez
- Árbitro assistente 2: Marcos Cerdán Aguilar
- Árbitro de vídeo (VAR): Jorge Figueroa Vázquez
Ficha técnica
- Data: Domingo (11 de maio de 2025)
- Horário: 11h15 (de Brasília)
- Local: Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona
- Onde assistir: Disney+