Nesta noite de quinta-feira (24), o Atlético-MG consolidou a classificação para às oitavas da Sul-Americana. O jogo aconteceu na Arena MRV contra o Bucaramanga e terminou com vitória dos colombianos por 1 a 0, mas como a equipe mineira havia ganhado a partida de ida também por 1 a 0, a decisão foi para as penalidades. E no momento decisivo, o Galo se sobressaiu e garantiu a classificação para a próxima fase da competição, com Everson sendo o herói da partida.
LEIA TAMBÉM: Luciano decide e São Paulo vence o Juventude fora de casa
Primeiro tempo
O jogo começou agitado, com as duas equipes buscando o ataque, mas esbarrando na forte marcação de ambos os lados. A partida foi bastante física, com muitas faltas e cartões distribuídos para os dois times. Com a vantagem no placar agregado, o Galo se defendeu bem e soube controlar o ritmo com tranquilidade, valorizando a posse de bola.
Hulk quase abriu o placar aos 13 minutos, após receber um ótimo lançamento aéreo de Scarpa, que o deixou na cara do gol. No entanto, o atacante finalizou por cima e desperdiçou a oportunidade. O Atlético era claramente superior, com grande volume ofensivo. Em uma jogada ensaiada de escanteio curto, Scarpa finalizou com força no canto esquerdo, exigindo boa defesa do goleiro. No rebote, Rony acertou a rede pelo lado de fora.

Após os minutos iniciais, o Atlético dominou completamente a partida, criando muitas chances, mas pecando nas finalizações. Quintana teve uma boa atuação no primeiro tempo. No geral, o Galo foi superior, controlou a posse e ditou o ritmo, mas desperdiçou várias oportunidades e acabou sendo punido por isso, pois o Bucaramanga abriu o placar em cobrança de falta nos acréscimos da primeira etapa. Fabián Sambueza cobrou a falta e cruzou a bola na cabeça de Jefferson Mena, que aproveitou a oportunidade e marcou para a equipe colombiana, deixando tudo igual no placar agregado.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Atlético voltou pressionando o adversário, em busca de reverter o prejuízo no placar. Dudu quase empatou a partida com uma cabeçada que acertou o travessão. A equipe mineira tinha dificuldade na criação das jogadas quando dominava a posse, mas conseguia se sair bem em lances rápidos e verticais. No entanto, o Atlético seguiu desperdiçando boas oportunidades.
Os comandados de Cuca melhoraram na partida e pressionaram ainda mais os colombianos. Hulk quase fez para o Galo aos 68 minutos, cavando para cima de Quintana, mas o zagueiro salvou em cima da linha. No lance seguinte, Junior Alonso acertou o travessão em jogada de escanteio pelo camisa 7.
O Bucaramanga conseguiu se defender bem e suportar a pressão. Na parte final da partida, a equipe passou a controlar mais as ações do Galo e sofreu menos no jogo, ocupando mais o campo de ataque. Com o Atlético neutralizado, o jogo perdeu um pouco de ritmo. O time mineiro ainda chegou na área adversária, mas não teve chances tão claras como em outros momentos. Com isso, o jogo terminou empatado no agregado e foi para as penalidades.
Pênaltis

Hulk abriu as penalidades e marcou. Diego Chávez também converteu para o Bucaramanga. Na sequência, as duas equipes desperdiçaram: Scarpa acertou a trave e Bernard chutou em cima do goleiro. Do lado colombiano, Everson defendeu a cobrança de Carlos Henao e Jefferson Mena mandou por cima do gol. Na quarta penalidade, Gabriel Menino converteu o gol, e Everson, o goleiro atleticano, acabou sendo o herói, pois defendeu duas cobranças e converteu o pênalti da classificação, colocando o Galo nas oitavas.
Sequência
Com a vitória, o Atlético vai para as oitavas e aguarda o sorteio para saber quem enfrentará na próxima fase. Já o Bucaramanga se despede da competição. As oitavas estão previstas para acontecer entre 12 e 14 de agosto (ida) e 19 a 21 (volta).