Assunção derrota Rio-Niterói e será sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031

A Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) escolheu, na manhã desta sexta-feira (10), a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. Uma comissão da ODEPA já havia visitado as três cidades candidatas recentemente para avaliar as estruturas apresentadas em seus projetos. A reunião de deliberação, realizada em Santiago, sede da última edição dos jogos em 2023, elegeu Assunção, no Paraguai, como vencedora, com 28 votos contra 24 da candidatura conjunta de Rio e Niterói, em um resultado apertado.

LEIA TAMBÉM: NFL é criticada por Donald Trump ao escolher Bad Bunny para se apresentar no Super Bowl

A candidatura fluminense já havia derrotado, em âmbito nacional, o projeto da capital paulista que também desejava receber os jogos. Nesta segunda etapa, as duas candidaturas apresentaram seus projetos antes da votação. O grande trunfo da delegação brasileira foi a presença da ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do país, além do know-how adquirido pelo Rio de Janeiro na organização de grandes eventos, como o Pan de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Além da estrutura já existente, o projeto brasileiro previa o investimento de R$ 3,5 bilhões em recursos públicos e privados, principalmente em infraestrutura de transporte urbano — como a transformação do BRT (Bus Rapid Transit) da Zona Oeste carioca em VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a Linha 3 do Metrô, que ligaria os centros das duas cidades por baixo da Baía de Guanabara. A despoluição da Baía também era um dos pontos centrais do projeto.

Já a candidatura paraguaia destacou o potencial de desenvolvimento de Assunção, especialmente após sediar a segunda edição dos Jogos Pan-Americanos da Juventude, realizada em julho deste ano. Além disso, a Copa do Mundo de 2030 terá um dos jogos de abertura disputado no novo estádio do Olimpia. A falta de estrutura, no entanto, já havia impedido Assunção de sediar o Pan de 2027, que seria realizado em Barranquilla, na Colômbia, mas acabou realocado para Lima, também sede em 2019.

Após as apresentações, a comissão avaliadora exibiu uma análise comparativa dos principais pontos de ambas as candidaturas. Foram analisadas questões de mobilidade entre a vila olímpica e os complexos esportivos, aspectos políticos e econômicos do país-sede, além de questões de segurança, entre outros. Por fim, optou-se pela capital paraguaia, que, além dos Jogos Pan-Americanos, também sediará o Parapan 2031.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *