A temporada 2025 da Fórmula 1 tem sido desafiadora para Fernando Alonso. O experiente piloto espanhol da Aston Martin ainda não pontuou no campeonato, enquanto seu companheiro de equipe, Lance Stroll, já soma 14 pontos — diferença que começa a gerar incômodo para o piloto espanhol.
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No último Grande Prêmio, em Emilia-Romagna, Alonso largou em quinto lugar e vinha em uma corrida sólida até a entrada do safety car virtual, acionado após o acidente de Esteban Ocon (Haas). Em uma estratégia arriscada, o espanhol optou por não parar nos boxes, mantendo pneus duros que se desgastaram rapidamente. A decisão custou caro: Alonso perdeu rendimento nas voltas finais e cruzou a linha de chegada apenas na 11ª colocação, fora da zona de pontuação.
A frustração foi visível. Durante a transmissão da prova, o piloto foi flagrado reclamando no rádio e, em seguida, dando tapas em seu capacete, evidenciando o momento de tensão. Além do desempenho em Imola, Alonso terminou outras duas corridas na 11ª posição nesta temporada e abandonou nas etapas da China e Austrália.
Outro fator que contribui para o mau momento é o próprio carro da Aston Martin. Mesmo com atualizações introduzidas no último GP, o AMR25 segue aquém do esperado. A equipe já concentra esforços no desenvolvimento do carro de 2026, ano em que entrará em vigor o novo regulamento técnico da categoria.
Após a prova, Alonso lamentou o resultado em entrevista:
É tão injusto. Inacreditável. De 100 corridas, 99 seriam suficientes (para pontuar). Tinha que a ser a única em cem!