Setor madeireiro demitiu 4 mil trabalhadores por conta dos prejuízos com tarifaço

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) indicam que o tarifaço comercial imposto pelos Estados Unidos, com tarifas de até 50% sobre diversos produtos brasileiros, resultou na demissão de aproximadamente 4 mil trabalhadores no setor de madeira entre julho e setembro de 2025.

LEIA TAMBÉM: A Guerra de Narrativas: como Netanyahu usa a retórica para enfrentar acusações de genocídio

Além das demissões, cerca de 5,5 mil funcionários foram colocados em férias coletivas, e outros 1,1 mil tiveram seus contratos suspensos temporariamente (layoff). A Abimci projeta que, caso as tarifas não sejam revistas, o setor poderá enfrentar mais 4,5 mil demissões nos próximos dois meses.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

O impacto das tarifas norte-americanas tem sido sentido em diversas indústrias brasileiras, especialmente naquelas voltadas para a exportação. Negociações com os Estados Unidos visando a redução ou eliminação das tarifas, deve proteger os empregos e a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional.

A situação destaca a necessidade de políticas comerciais externas que promovam a justiça tarifária e a proteção dos setores produtivos nacionais, evitando danos à economia e ao mercado de trabalho.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *