Indústria brasileira tem queda de 0,4% na produção em setembro

A produção industrial brasileira caiu 0,4% em setembro, na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a segunda retração consecutiva do indicador, que acumula queda de 1,2% no terceiro trimestre do ano.

Leia mais: Light tem concessão renovada por 30 anos no Rio de Janeiro

Segundo o levantamento, o desempenho negativo foi influenciado, principalmente, pela redução na fabricação de bens intermediários e duráveis, com destaque para os setores de metalurgia, produtos químicos e veículos automotores. Em contrapartida, segmentos como alimentos e bebidas apresentaram leve crescimento, amenizando a queda geral do índice.

Na comparação anual, ou seja, com setembro de 2024, a indústria mostrou um recuo de 1,8%, evidenciando a dificuldade de recuperação do setor em meio a juros elevados e custos produtivos ainda altos. Apesar disso, o acumulado do ano segue positivo, com expansão de 0,9% no período de janeiro a setembro.

Os resultados reforçam que a indústria brasileira ainda opera 15% abaixo do nível recorde registrado em 2011, o que evidencia um quadro de estagnação prolongada. A retomada dependerá de melhoras no crédito, investimentos em inovação e reindustrialização do país.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *