Bloqueio veio após diversas exigências pedidas pelo governo, que não foram cumpridas. A mando do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a secretária do departamento de educação, Linda McMahon, mandou uma carta a Universidade de Harvard nesta segunda-feira (06), comunicando o bloqueio das doações feitas pelo governo para a instituição. Os motivos seriam que a universidade não aderiu os pedidos feitos pela administração federal, sobre impedir que hajam manifestações consideradas antissemitas e proibir politicas de diversidade.
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Consta na carta que além da instituição não colaborar na proibição de políticas de diversidade, a mesma teria perdido o prestígio em sua “busca pela excelência” por ter um número considerado pequeno, de docentes conservadores.
“Esta carta é para informá-los que Harvard não deve mais procurar receber RECURSOS do governo federal, uma vez que não serão fornecidos”
Em abril o governo enviou uma carta para diversas universidades estadunidenses, com o intuito de interferir nas politicas internas das instituições. Uma das exigências era a eliminação de qualquer política que promova a diversidade racial, e nacionalidade de estudantes estrangeiros.

No final do mesmo mês, 191 universidades, incluindo Yale, Brown, Princeton, Havard, entre outras, se reuniram em resposta ao governo, se colocando contra as exigências. Leia um pequeno trecho:
“Nós nos manifestamos em uma só voz contra o controle governamental sem precedentes e a interferência política que agora colocam em risco o ensino superior americano”
A administração dos EUA já havia congelado U$2,2 bilhões em subsídios a Harvard e U$60milhões em contratos após a rejeição dos pedidos feitos por Trump.
O reitor de Harvard, Alan Garber deu uma entrevista ao Wall Street Journal e disse que não discorda da ideia de diversidade ideológica, mas não concorda com os métodos do Presidente. O mesmo esclarece que não contratam professores baseados em seus ideias políticos.
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“Parte do que precisamos fazer é garantir que, em sala de aula e em outros contextos, promovamos a ideia de que não importa quais sejam suas opiniões pessoais —é necessário ensinar de forma justa em relação a múltiplos pontos de vista.”