Após ser exposta a fraude no INSS, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que entre 2019 e 2024 desviou cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas, o INSS possibilitou um procedimento de consulta para saber quem foi vítima desta fraude.
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Para a consulta, o usuário deve entrar no aplicativo do INSS e então clicar no sino na parte superior da página, onde será aberto uma das duas notificações abaixo:
- Se você não foi vítima da fraude: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!”; ou
- Se você pode ter sido vítima da fraude: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
O usuário também pode fazer a consulta pelo telefone 135, ligando para o canal telefônico oficial do INSS de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Já somam quase um milhão e meio de usuário que já pediram reembolso por estes canais em apenas quatro dias.
Após a contestação, o próprio sistema fará o encaminhamento à Associação que fez o desconto indevido, tendo 15 dias para apresentar o documento que comprove a autorização do aposentado ou pensionista. Caso não a apresente, terá 15 dias para devolver a quantia desviada ilegalmente, a qual será inicialmente depositada para o INSS e em seguida repassada ao beneficiário.