Fraude no INSS: 1,47 milhões já pediram reembolso

Após ser exposta a fraude no INSS, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que entre 2019 e 2024 desviou cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas, o INSS possibilitou um procedimento de consulta para saber quem foi vítima desta fraude.

LEIA TAMBÉM: Lula articula estratégia para conter CPMI do INSS e crise política no Congresso

Para a consulta, o usuário deve entrar no aplicativo do INSS e então clicar no sino na parte superior da página, onde será aberto uma das duas notificações abaixo:

  • Se você não foi vítima da fraude: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!”; ou

  • Se você pode ter sido vítima da fraude: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

O usuário também pode fazer a consulta pelo telefone 135, ligando para o canal telefônico oficial do INSS de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Já somam quase um milhão e meio de usuário que já pediram reembolso por estes canais em apenas quatro dias.

Após a contestação, o próprio sistema fará o encaminhamento à Associação que fez o desconto indevido, tendo 15 dias para apresentar o documento que comprove a autorização do aposentado ou pensionista. Caso não a apresente, terá 15 dias para devolver a quantia desviada ilegalmente, a qual será inicialmente depositada para o INSS e em seguida repassada ao beneficiário.

Autor

  • Ricardo Lacava

    Veterinário graduado pela UNESP, mestrado pela UFSC e Doutorado pela UNESP/Harper Adams University (Sanduíche/Reino Unido). Graduação em letras pela UFSCAR em andamento. Servidor público federal do Ministério da Agricultura desde 2008. Menção honrosa no Prêmio Literário Cidade de Manaus 2024. Autor do romance “Infecundo Solo”, segundo lugar no Prêmio José de Alencar, Concurso Internacional de Literatura União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, 2017. Vencedor do Prêmio Literário Uirapuru 2019 com o livro “Astúncio, o estúpido esclarecido” e do XIV Prêmio Literário Livraria Asabeça 2015 com a obra “O Canto do Urutau”.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *