Copom decide nesta quarta se mantém ou altera a Taxa Selic

Nesta quarta-feira (28), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) vai decidir se mantém ou altera a taxa básica de juros da economia. O mercado espera que a taxa Selic seja mantida em 15% ao ano, o maior patamar em quase 20 anos.

Mesmo diante das cobranças do governo e de setores da economia por uma redução dos juros, a tendência é que o Banco Central adote uma postura mais conservadora. Pesam nessa decisão o risco de a inflação ultrapassar o limite da meta, as dúvidas em relação ao cumprimento do arcabouço fiscal e o ambiente internacional, marcado por taxas de juros ainda elevadas nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% e corta R$ 0,14 por litro para distribuidoras

Hoje, o Federal Reserve divulga sua primeira decisão de política monetária de 2026. Atualmente, os juros americanos estão entre 3,5% e 3,75% ao ano, e a expectativa do mercado é de que o patamar seja mantido.

Apesar das manifestações públicas do presidente Donald Trump defendendo cortes mais expressivos, o Fed, sob a liderança de Jerome Powell, mantém cautela. A postura se justifica pelos riscos inflacionários, pela força da economia americana e pela preservação da independência da instituição.

No Brasil, na última terça-feira (27), o dólar recuou 1,41% e encerrou o dia cotado a R$ 5,20, atingindo o menor nível em quase dois anos. Já o Ibovespa subiu 1,79% e alcançou um novo recorde histórico de fechamento, aos 181.919 pontos.

O movimento de valorização da bolsa e a queda da moeda americana refletem a instabilidade no cenário global, influenciada pela política tarifária adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *