Longe dos 81 pontos no Ibope registrados à véspera do Natal de 1988, o episódio desta segunda-feira (06) registrou a maior audiência desta versão de Vale Tudo. O assassinato da vilã das vilãs rendeu à novela de Manuela Dias uma média de 30 pontos no Kantar Ibope, entre as 21h15 e 22h38, horário em que esteve no ar.
LEIA TAMBÉM: Governo aperta regras do saque-aniversário do FGTS com novo teto de R$ 500 e restrição de crédito
Esse número é referente à região metropolitana da Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país. Também no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, a novela marcou seu melhor resultado ao longo desses seis meses de exibição. Nas capitais fluminense e baiana foram 36 pontos, contra 34 na capital pernambucana.
Foi a primeira vez, desde janeiro de 2024, que uma novela das nove atingiu este feito. À época, o título no ar era “Renascer”, remake de Bruno Luperi, neto do autor original Benedito Ruy Barbosa. Desde então, as substitutas da trama, “Travessia” e “Mania de Você”, naufragaram em audiência e crítica. “Vale Tudo” foi, desde o princípio, a aposta da Globo para recuperar audiência no ano em que comemora seu jubileu de diamante.
A exibição da sequência em que os suspeitos perambulam pelo Copacabana Palace também teve grande repercussão nas redes sociais. No X (antigo Twitter) e no Instagram, houve quem elogiasse e quem criticasse as escolhas feitas pela autora do remake.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Houve quem apostasse nos cinco suspeitos indicados pela autora no Fantástico de domingo (05), mas também quem achasse que eles são apenas chamariz para ocultar do público o verdadeiro autor. Para muitos, ainda, Odete não morreu e irá escapar do país, no final da novela.
Na cena, porém, além do tiro que acertou a vilã, é possível perceber que outro disparo já havia atingido a parede acima dela, indicando que, antes do tiro derradeiro, outra pessoa já havia tentado – e falhado – matar Odete Roitman.
Reclames do Plim Plim
Além do recorde de audiência, Vale Tudo também garantiu à Vênus Platinada um recorde de arrecadação. Apenas no episódio de segunda, houve 4 intervalos comerciais, um a mais que os três usuais, com 25 anunciantes, inclusive de plataformas de streaming como Netflix e Amazon Prime Video, concorrentes diretos da Globoplay.
Estima-se que, desde o início da obra, a Globo já tenha faturado mais de R$ 200 milhões, tanto em propagandas nos intervalos comerciais, quanto nas publicidades inseridas no roteiro da novela. Essa última estratégia, porém, vem irritando o público, que considera inverossímeis as cenas em que os personagens parecem saber tudo sobre os produtos que anunciam.
Daqui para o futuro
A expectativa é de que os números melhorem ainda mais até o fim da novela. Além da identidade do assassino da vilã, com o principal suspeito sendo preso na próxima segunda (13), outros segredos ainda rondam a trama.
A revelação do verdadeiro assassino deve ficar apenas para o último capítulo, no dia 17, assim como os destinos dos vilões Maria de Fátima, César e a possível fuga de Marco Aurélio com direito a banana para o Brasil de dentro de seu jatinho.









