O futuro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) já está definido — e vai muito além do que os fãs poderiam imaginar. Em uma entrevista exclusiva para a Variety, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, abriu o jogo sobre os planos da empresa para os próximos anos, revelando que a agenda de filmes e séries está garantida até 2032.
LEIA TAMBÉM: Show de despedida de Ozzy com Black Sabbath vai virar filme-concerto no cinema em 2026
“Temos um plano de cinco anos, tradicionalmente. O que temos planejado vai até 2032 agora“, afirmou Feige, enfatizando a confiança e o foco da Marvel em um planejamento de longo prazo. Segundo ele, a nova fase do MCU terá um volume recorde de conteúdo, que ultrapassou as expectativas até mesmo do próprio estúdio.
“O que está acontecendo é que, pela primeira vez, a quantidade superou a qualidade“, opinou Feige. “Produzimos cerca de 50 horas de histórias entre 2007 e 2019. Mas nos seis anos desde que Vingadores: Ultimato concluiu a Saga do Infinito, tivemos bem mais de 100 horas de histórias — na metade do tempo. É demais.”
Essa explosão de conteúdo inclui uma vasta gama de produções entre filmes e séries para plataformas de streaming, mas Feige sinaliza uma mudança de rota em relação às séries. “Estamos voltando a TV e as séries serem simplesmente séries“, explicou o executivo, destacando que a conexão das séries com os filmes será menos direta.

Quando questionado sobre a possibilidade de personagens das séries de sucesso como Demolidor ou Justiceiro terem vínculos profundos com os próximos filmes do MCU, Feige respondeu de forma clara:
“Não haverá essa ligação forte entre as produções.”
Guerras Secretas e X-Men: o recomeço do MCU
Um dos destaques da entrevista foi a confirmação de que o filme Vingadores: Guerras Secretas, previsto para estrear em 17 de dezembro de 2027, representará um marco para o MCU. Feige explicou que, embora não considere a palavra “reboot“ adequada — por carregar conotações diferentes para cada pessoa —, prefere usar o termo “reset“ ou “recomeço“.
“Estamos utilizando essa história não apenas para completar as histórias que temos contado depois de Ultimato, mas também para — e você pode consultar os quadrinhos de Guerras Secretas para saber aonde isso nos leva — ela nos prepara muito, muito para o futuro”, disse. “‘Ultimato’, literalmente, era sobre finais. ‘Guerras Secretas’ é sobre começos.”

O presidente ainda reforçou que esse recomeço seguirá uma linha do tempo singular, e que o filme X-Men será a próxima grande produção a dar continuidade a esse novo ciclo.
Adiados: Doomsday e Guerras Secretas
O longa Vingadores: Doomsday, que marcará o retorno de Robert Downey Jr. ao Marvel Studios como o vilão Doutor Destino, também teve sua data alterada. Originalmente previsto para 1º de maio de 2026, o filme foi adiado para 18 de dezembro do mesmo ano. Já Guerras Secretas teve sua estreia postergada para 17 de dezembro de 2027, após inicialmente estar marcada para 7 de maio do mesmo ano.