Nesta última quinta-feira (25) a gravação profissional do musical “Hamilton” chegou às telonas do Brasil em salas selecionadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Gravado em 2016 no The Richard Rodgers Theatre, em Nova York, o espetáculo musical oferece aos fãs a oportunidade de assistir à história de Alexander Hamilton, um dos protagonistas da Revolução Americana e primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM: Treinamento funcional: o segredo para envelhecer com saúde, força e independência
O relançamento comemora o 10º aniversário da produção, entretanto, diferente das exibições nos Estados Unidos, a versão que está sendo transmitida nos cinemas brasileiros não conta com o prólogo especial “Reunindo a Revolução”, que traria entrevistas inéditas do elenco original refletindo sobre o impacto cultural do musical.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
A rede de cinemas UCI também está promovendo sessões “sing along”, nas quais o público pode cantar juntamente com os personagens seguindo a legenda.
Sobre o musical
Baseado na biografia de Ron Chernow, Hamilton apresenta a trajetória de Alexander Hamilton, imigrante órfão nascido no Caribe que chegou a Nova York ainda jovem e se tornou peça-chave na fundação da nova nação. Ele participou ativamente da Guerra de Independência, ajudou a redigir a Constituição e criou a base do sistema financeiro norte-americano.
A história destaca como a construção dos Estados Unidos se deu em grande parte graças ao trabalho e à visão de imigrantes. Como o próprio musical aborda em uma de suas canções: “A história americana foi contada por imigrantes.”
Toda a trilha e o libreto foram escritos por Lin-Manuel Miranda, que combinou hip hop, R&B, pop, soul e melodias tradicionais de teatro musical para aproximar a narrativa do público contemporâneo. Essa fusão de gêneros conecta o passado à linguagem da cultura atual, tornando o espetáculo mais vibrantes e acessível.
Desde sua estreia off-Broadway em 2015, Hamilton conquistou público e crítica. Em 2016, venceu o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical, recebeu o Prêmio Pulitzer de Drama e dominou o Tony Awards com 11 vitórias, incluindo Melhor Musical, Melhor Livro, Melhor Trilha Sonora Original e Direção. Em 2020, a gravação do espetáculo lançada no Disney+ ganhou o Emmy de Melhor Especial de Variedades (Pré-gravado).
Além de Miranda no papel principal, a versão gravada de Hamilton, que foi lançada em 2020 no Disney+, ainda conta com Leslie Odom Jr. (O Exorcista: O Devoto), Renée Elise Goldsberry (Girls5eva), Jonathan Groff (Looking), Phillipa Soo (Doctor Odyssey), Daveed Diggs (Expresso do Amanhā), Christopher Jackson (And Just Like That..), Anthony Ramos (Coração de Ferro) e Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor)