A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano chega ao Brasil no dia 29 de outubro de 2025, celebrando duas décadas de exibição e difusão da cinematografia italiana. Nesta edição especial, o evento apresenta 12 filmes inéditos no país e 12 clássicos restaurados, oferecendo ao público uma imersão na tradição e na renovação do cinema italiano.
LEIA TAMBÉM: “Três Graças”: nova novela das 21h marca retorno de Aguinaldo Silva com drama, mistério e emoção

Organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM), em parceria com a Embaixada da Itália e o Ministério da Cultura, o festival homenageia os grandes maestros do passado e do presente, reafirmando o poder do cinema italiano como expressão artística e humana.
Entre os destaques da Sessão Inéditos, estão “Le Assaggiatrici” (As Provadoras de Hitler), de Silvio Soldini, sobre mulheres forçadas a provar a comida de Hitler; “Napoli-New York”, de Gabriele Salvatores, inspirado em uma história original de Fellini e Tullio Pinelli; e “Diamanti”, de Ferzan Özpetek, que reúne 18 grandes atrizes em uma celebração da força feminina no cinema.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Outros títulos que prometem emocionar incluem “Eterno Visionario”, de Michele Placido — sobre Luigi Pirandello —, “Gioia Mia” (Verão na Sicília), de Margherita Spampinato, vencedor em Locarno, e o documentário “Roberto Rossellini, Più di una Vita”, que revisita a trajetória do mestre do neorrealismo.
Já a Sessão Retrospectiva resgata clássicos que moldaram a história do cinema, como “Ladri di Biciclette”, de Vittorio De Sica; “Paisà”, de Roberto Rossellini; “Prima della Rivoluzione”, de Bernardo Bertolucci; e “La Cena”, de Ettore Scola.
O festival reafirma sua missão de promover o diálogo entre o passado e o futuro da sétima arte, celebrando a emoção, a estética e a humanidade que sempre definiram o cinema italiano.
Confira a programação completa em: www.festivalcinemaitaliano.com









