A 30ª edição da Hortitec, realizada em Holambra (SP), foi palco do lançamento de uma nova tecnologia para o controle do míldio (doença causada pelo fungo Plasmopara viticola) na cultura da uva, uma das doenças mais devastadoras dos parreirais brasileiros. A Corteva Agriscience apresentou o fungicida Zorvec® Vinabel®, desenvolvido especificamente para conter a enfermidade que pode comprometer até 70% da produção de uvas.
LEIA TAMBÉM: Stoller apresenta soluções biológicas e nutricionais para hortifruticultura na Hortitec 2025
O produto integra a chamada “Geração Z” de fungicidas da empresa e atua em um ponto metabólico inédito no ciclo do oomiceto causador da doença, dificultando o surgimento de resistência e garantindo proteção contínua mesmo em folhas que ainda estão se desenvolvendo. A fórmula combina duas moléculas ativas (Zorvec™ e Zoxamida), promovendo ação sistêmica e prolongada, inclusive em condições climáticas adversas.

Com reconhecimento internacional por sua inovação, a tecnologia Zorvec já rendeu à companhia prêmios como o Agrow Awards, por avanços em formulação e controle de doenças. Além da aplicação em uva, fungicidas com essa base já são utilizados em outras culturas como batata e tomate.
Durante o evento, a Corteva também reforçou seu portfólio de defensivos para outras frentes da horticultura, como batata, maçã e café. Entre os fungicidas apresentados, destacaram-se:
- Curzate®, usado contra requeima e míldio;
- Equation®, com ação dentro do tecido vegetal;
- Midas®, para controle preventivo de doenças fúngicas;
- Acapela®, indicado no manejo da pinta-preta.
Na frente de controle de insetos, o destaque foi o Fidele®, que reúne ingredientes ativos com origem biológica e promete prolongar a proteção contra pragas em cultivos como batata, maçã e café. Outro lançamento, o Verter® SC, traz registro inédito para o manejo da cochonilha escama-farinha, além de atuar sobre mosca-branca, psilídeo e pulgão, com ação sistêmica e efeito residual.
Com mais de 70 culturas atendidas, o inseticida Delegate® também foi exibido como um dos exemplos de tecnologia sustentável, já premiado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Produtos como Success® e Tracer®, voltados ao controle de moscas-das-frutas, lagartas e brocas, completaram a gama de soluções levadas pela Corteva à feira.