“S/2025 U1”, nova lua que orbita Urano é descoberta

Astrônomos do Southwest Research Institute (SwRI), nos Estados Unidos, identificaram uma nova lua orbitando Urano, o penúltimo planeta do Sistema Solar. A descoberta foi realizada em 2 de fevereiro de 2025, utilizando o Telescópio Espacial James Webb da NASA. Com isso, o número de luas conhecidas de Urano sobe para 29.

LEIA TAMBÉM: Rússia restringe de forma parcial ligações nos apps WhatsApp e Telegram

A lua recém-identificada, provisoriamente denominada S/2025 U1, possui aproximadamente 10 quilômetros de diâmetro. Seu tamanho diminuto a tornou invisível para a sonda Voyager 2, durante seu sobrevoo em 1986, e para outros telescópios anteriores. Ela orbita Urano a cerca de 56 mil quilômetros de distância, entre as órbitas das luas Ofélia e Bianca, no plano equatorial do planeta.

Maryame El Moutamid, cientista-chefe do SwRI, destacou que a descoberta é significativa, pois revela detalhes inéditos sobre o sistema de luas internas de Urano. Segundo ela, “é uma lua pequena, mas uma descoberta significativa, algo que nem mesmo a sonda espacial Voyager 2 da NASA conseguiu observar durante seu sobrevoo de quase 40 anos”.

A nova lua será oficialmente nomeada pela União Astronômica Internacional (IAU). A descoberta amplia o entendimento dos cientistas sobre a dinâmica e a formação das luas de Urano, que apresentam interações complexas com os anéis do planeta, sugerindo uma história evolutiva única.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *