Youtuber cria laser caseiro que derrete aço, corta diamante e desafia limites legais

O químico e youtuber Drake Anthony, conhecido como Styropyro, construiu um laser portátil caseiro com impressionantes 250 watts de potência, que derrete aço, tungstênio e até queima diamantes. Ele o descreve como o “laser caseiro mais poderoso do mundo”.

Leia mais: Ataques cibernéticos acendem alerta de crise de segurança nos EUA

O dispositivo foi montado usando cerca de 20 diodos azuis de alta potência, extraídos de projetores de cinema antigos, alojados em um invólucro reaproveitado de radar policial. Alimentado por um sistema de baterias e refrigeração líquida (com componentes de PC), o laser concentra o feixe por meio de lentes, formando um raio capaz de cortar metais em questão de segundos.

Em testes documentados, a ferramenta cortou aço, derreteu tungstênio, queimou diamantes, recortou lâminas de barbear e até recristalizou alumina com cromo para produzir rubis sintéticos. O Youtuber alerta que o equipamento ultrapassa em 50 000 vezes o limite legal para lasers portáteis nos EUA, que é de apenas 5 mW, tornando-o extremamente perigoso aos olhos e à pele.

Do ponto de vista legal, o FDA (Food and Drug Administration) proíbe lasers portáteis acima de 5 mW nos EUA. Styropyro reconhece que seu aparelho desafia regulamentos e afirma que nunca o utilizou em público ou contra pessoas, mantendo o uso restrito a fins experimentais.

A construção e os testes divulgados por Drake chamam atenção para o avanço da tecnologia caseira, levantam questões sobre segurança e regulação, e oferecem um vislumbre do que heróis (ou vilões) de ficção científica poderiam criar em suas garagens.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *