A Soul 8, clínica especializada em longevidade e performance física, acaba de introduzir no Brasil um inovador teste genético, o TruAge, desenvolvido pela TruDiagnostic, empresa americana líder em pesquisas epigenéticas. O teste, que permite calcular a idade biológica de cada órgão vital do corpo, oferece uma visão detalhada sobre o envelhecimento celular e é projetado para ajudar médicos e pacientes a planejar treinos, alimentação e melhorar a qualidade do sono.
LEIA TAMBÉM: Congresso de El Salvador aprova reeleição ilimitada para presidente
O TruAge utiliza a análise da metilação do DNA, um processo biológico que está diretamente ligado ao metabolismo, à produção de energia e ao envelhecimento celular. Através dessa análise genética, o teste determina a idade biológica não apenas do corpo de forma geral, mas também de 11 sistemas vitais: cérebro, sangue, pulmão, coração, fígado, músculos, esqueleto, rins, sistemas metabólico, hormonal e imunológico, além do nível de inflamação do organismo.
Essas informações detalhadas permitem que os médicos planejem intervenções personalizadas para cada paciente, melhorando a aptidão física e promovendo o envelhecimento saudável. Guilherme Lima, CEO da Soul 8 e especialista em Genética, Bioquímica e Fisiologia pela Harvard Medical School, explicou a importância dessa inovação: “O seu DNA não é o seu destino. Com esse teste, a pessoa entende os principais fatores de risco que atrapalham a longevidade e a qualidade de vida, colocando-se no controle da própria expressão genética”.
Lima, que decidiu trazer o TruAge ao Brasil, ressalta que com essa tecnologia de ponta, os brasileiros terão acesso ao mesmo nível de diagnóstico utilizado por celebridades norte-americanas, como as Kardashians e o DJ Steve Aoki, além do bilionário Bryan Johnson, que busca reverter o envelhecimento físico.
A clínica oferece o teste como parte de um programa completo e individualizado, no qual os resultados do teste genético são combinados com outros exames e dados clínicos para a criação de um plano de saúde e bem-estar personalizado. Além disso, os pacientes recebem acompanhamento em áreas como atividade física, nutrição, sono e recuperação, com o objetivo de otimizar a expressão genética e impactar positivamente indicadores chave da saúde, como massa magra, VO2 máximo e qualidade do sono.
Este novo método, com base em pesquisas de universidades renomadas como Harvard, Yale e Columbia, vai além de exames tradicionais. Ele integra uma abordagem holística que foca na epigenética, a ciência que estuda como o estilo de vida e o ambiente podem alterar a expressão dos genes ao longo da vida.
Esse tipo de inovação tecnológica no ramo da saúde têm o potencial de transformar a forma como os brasileiros encaram o envelhecimento, proporcionando ferramentas para quem busca não apenas viver por mais tempo, mas também melhorar a qualidade de vida em todas as etapas da jornada.