Hospital do Coração inicia testes com ‘polypill’, pílula que pode prevenir infarto

O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, deu início a testes clínicos com uma pílula inovadora que pode transformar a prevenção de doenças cardiovasculares no Brasil. O medicamento, conhecido como “polypill”, combina em uma única cápsula diferentes substâncias já utilizadas na prática médica, com o objetivo de reduzir riscos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

LEIA TAMBÉM: Coreia do Norte diz que Coreia do Sul fez disparos de advertência

Segundo os pesquisadores, a fórmula reúne componentes como estatina, aspirina e medicamentos para controle da pressão arterial. A associação em dose única diária tem como principal vantagem a maior adesão ao tratamento por parte dos pacientes, já que simplifica o uso e diminui o risco de falhas na rotina medicamentosa.

Doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortes no país, respondendo por cerca de 30% dos óbitos anuais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Nesse cenário, a polypill surge como uma estratégia promissora para ampliar a prevenção, especialmente em populações de maior risco e com dificuldade de acesso a tratamentos contínuos.

O grande desafio na prevenção cardiovascular é garantir que o paciente mantenha a adesão ao tratamento. A polypill facilita esse processo, podendo salvar milhares de vidas a longo prazo.

O estudo conduzido pelo HCor integra uma rede internacional de pesquisas sobre a eficácia da polypill e deve gerar resultados preliminares ainda em 2025. Se aprovada pelas autoridades regulatórias, a medicação poderá estar disponível no Brasil nos próximos anos, representando um marco na prevenção de infarto e AVC.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *