Mamdani foi eleito como o mais novo prefeito de Nova York, na noite desta última terça-feira (4). Mamdani se tornou o primeiro muçulmano e africano a assumir este cargo. Ele se considera um socialista democrata.
A disputa estava entre Mamdani, Andrew Cuomo (independente) e Curtis Sliwa (republicano).Mais de 2 milhões de pessoas participaram dessa eleição, e Zohran recebeu mais de 50% dos votos, sendo sua grande parcela, de pessoas jovens.
Leia mais: Mariana-MG, uma década após desastre: vidas soterradas e sonhos reconstruídos
A vitória de Mamdani foi bastante celebrada, inclusive pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que destacou não somente a vitória dos democratas em Nova York, mas também em Virgínia e Nova Jersey.
Quem não ficou muito feliz com a vitória, foi o presidente Donald Trump, que foi contra o candidato durante toda sua campanha, e fez ameaças de cortar recursos da cidade nova iorquina se o democrata vencesse a disputa eleitoral.
Em seu discurso de vitória, Mamdani mandou recados a Trump, e deixou claro que a cidade estrará em uma “nova era”
“Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o elegeu”
“Esta noite, demos um passo do velho para o novo (…) Portanto, vamos falar agora com clareza e convicção, sem deixar margem para dúvidas, sobre o que esta nova era trará e para quem.”









