Trump encontra imperador Naruhito no Japão, em viagem com foco em defesa e comércio

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, reuniu-se com o imperador do Japão, Naruhito, nesta segunda-feira, no primeiro compromisso oficial da agenda do republicano em Tóquio, em meio à sua turnê pela Ásia. O encontro de Estado aconteceu na véspera de um esperado primeiro contato de Trump com a recém-eleita primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, que espera conseguir compromissos de Washington nas áreas de Defesa e Comércio, a fim de conter a influência da China na região.

LEIA TAMBÉM: Governo brasileiro deve montar ‘tropa de choque’ para próxima reunião com Trump

O presidente americano desembarcou em Tóquio após encerrar sua participação na reunião de cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, onde se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma reunião direta sobre negociações comerciais. Logo após pousar na capital japonesa, Trump seguiu para o Palácio Imperial, onde foi recebido por Naruhito.

O imperador recebeu Trump na porta do palácio, oferecendo um aperto de mãos como cumprimento.

Divulgação/The White House
Divulgação/The White House

O último encontro entre os dois líderes havia ocorrido em 2019, durante o primeiro mandato do presidente americano Donald Trump, pouco depois da entronização do imperador Naruhito. Ao contrário daquele encontro, no qual o presidente foi convidado para um extravagante jantar oficial, a reunião atual durou apenas 30 minutos.

O principal compromisso da agenda de Trump no Japão está marcado para terça-feira, quando terá o primeiro encontro com a primeira-ministra Sanae Takaichi, eleita para o cargo na semana passada. Próxima do ex-premiê japonês Shinzo Abe, considerado por analistas como um especialista em lidar com o republicano durante o primeiro mandato, Takaichi busca manter uma relação estratégica com os Estados Unidos.

Na pauta da reunião entre as lideranças, temas de defesa e comércio devem ocupar espaço central.

Espera-se que Takaichi expresse preocupação com a contínua militarização do Mar do Sul da China, uma vez que a premiê tem sido defensora vocal de Taiwan, tendo visitado a ilha e pedido laços de segurança mais fortes.

O afastamento de Trump em relação a aliados tradicionais da Europa e da Ásia tem deixado funcionários japoneses apreensivos, especialmente à medida que o país enfrenta crescentes ameaças vindas da China, da Coreia do Norte e da Rússia.

Sanae Takaichi em Tóquio - Hiro Komae/Pool via REUTERS
Sanae Takaichi em Tóquio – Hiro Komae/Pool via REUTERS

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *