Tarcísio de Freitas tenta atrair jovens com memes nas redes sociais

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), aposta em tom humorístico e descontraído para sua comunicação nas redes desde o início de 2025, com expectativa de se conectar com o público jovem. Essa estratégia inclui a publicação e compartilhamento de memes, uso de linguagem informal nas redes e eventos no Palácio dos Bandeirantes.

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Foto: Reprodução

No entanto, segundo um levantamento realizado pela empresa de análise de dados Bites para o Estadão, ao considerar as postagens de janeiro de 2023 até fevereiro deste ano, o maior engajamento, desde o início do mandato, continua presente nas publicações em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece ou é mencionado.

Segundo o portal Jornal de Brasília, Tarcísio apresentou queda na média de engajamento semanal até janeiro de 2024, mas, desde então, subiu e se manteve estável num patamar de 10,4% de interação, o que ainda é bem abaixo dos número alcançados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que possui 35,3%, e pelo ex-presidente, que atinge 54,2%.

A mudança na forma comunicação pretende estabelecer um diálogo mais próximo com os eleitores, especialmente com os jovens, em vista das eleições de 2026. Pesquisas indicam que a avaliação de sua gestão é menos favorável entre pessoas de até 34 anos e, diante disso, Tarcísio busca romper com a ideia de que é um político rígido, utilizando conteúdos que mostram ações do governo de forma leve e acessível. 

Entretanto, essa tentativa de mudar a imagem do governo Tarcísio também está trazendo críticas ao governador. A oposição utiliza os memes publicados para associar suas postagens a problemas, como as enchentes em São Paulo. A Secretaria de Comunicação do Estado ainda não esclareceu como os conteúdos são produzidos e quem é responsável por eles.

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